segunda-feira, novembro 09, 2009

… E, Vinte Anos Depois, Caiu O Muro De Berlim!

clip_image002 É difícil explicar isto às crianças e adolescentes dos tempos de hoje, mas a Alemanha, 20 anos atrás, não era uma, mas duas alemanhas: a República Democrática Alemã e a República Federal Alemã.

E as duas eram separadas por um muro gigantesco (também conhecido como o “muro da vergonha”), que dividia Berlim em duas fatias. Famílias inteiras chegaram a ficar separadas durante décadas, e o povo alemão ainda hoje sofre as consequências de tal disparate. A título de exemplo, a outra metade da Alemanha, a ex RDA, ainda é a parte mais “atrasada” desta grande nação europeia, onde o desemprego é mais forte e as diferenças sociais são mais acentuadas.

Aconselhamos-te a ver um filme que fez um enorme sucesso, há uns anos atrás: Goodbye Lenine, do realizador Wolfgang Becker. Uma pequena obra-prima, que retrata brilhantemente o impacto da queda do muro, na ex RDA. Por agora, deixamos-te dois “bombons”: um mini-documentário, que explica de uma forma muito breve e muito bem conseguida a história deste episódio da Humanidade, e um vídeo comovente sobre a construção do mesmo.

Quanto à Alemanha, desejamos-lhe apenas uma coisa: feliz século XXI!

Construção e Queda do Muro de Berlim (Pequeno Resumo)

Construção do muro de Berlim (imagens reais)

 

Sem comentários: