sábado, novembro 28, 2009

Parabéns, Rússia!

clip_image002

Foi há cerca de duas semanas, mas vale a pena assinalarmos este momento histórico: o Tribunal Constitucional da Rússia decidiu acabar com a pena de morte. A partir de 1 de Janeiro do próximo ano, passará a ser ilegal matar um ser humano. Quanto à população russa, a maioria concorda com esta decisão, apesar de ter existido, como é óbvio, alguma polémica. Afinal, não nos esqueçamos de que estamos a falar de uma nação que, durante séculos, habituou-se a esta “mão pesada”, apoiada quer pelos velhos czares quer pelos regimes seguintes, democráticos ou não.

Infelizmente, são cada vez mais os portugueses que dizem apoiar a pena de morte. Seria bom que olhassem para estes bons exemplos e se apercebessem, de uma vez por todas, que um Estado não tem o direito de tirar a vida a quem quer que seja, mesmo que tenha razão. Com efeito, se começarmos a pensar e a agir como os criminosos, que autoridade moral temos nós para apontarmos o dedo a estas pessoas?

Deixamos aqui uma música “dos velhos tempos”: A Rússia que metia medo ao mundo e que, juntamente com os Estados Unidos da América, ameaçava a Humanidade com o seu arsenal de bombas nucleares.

Sting – Russians

Tradução da canção:

Russos


Na Europa e nos EUA,clip_image004
Há um crescente sentimento de histeria
Condicionado pela réplica de todas as ameaças
Num retórico discurso dos Soviéticos
O senhor Krushchev citou "Nós iremos enterrar-vos"
Eu não aprovo o seu ponto de vista
Será de tal maneira uma coisa ignorante de se fazer,
Se os russos amam suas crianças também.
Como posso eu salvar meu pequeno filho
Do brinquedo assassino de Oppenheimer ?
Não há monopólio do senso comum
No outro lado do muro.
Nós compartilhamos a mesma biologia,
Apesar de não compartilharmos a ideologia,
E eu acredito quando te digo:
Eu tenho esperança de que os russos também amem suas crianças.
Haverá algum precedente histórico
de colocamos palavras falsas na boca de um presidente ?
Não existe tal coisa chamada “ guerra vitoriosa”,
isto é uma mentira em que já ninguém acredita
Senhor Reagan disse, "Nós proteger-vos-emos"
Eu não confio no seu ponto de vista
Acreditem quando vos digo:
Eu tenho esperança de que os russos também amem suas crianças.

Imagens retiradas de:

http://www.bestwaytoinvest.com/russia

http://www.doomdaily.com/tag/japan/page/2

Sem comentários: