terça-feira, novembro 11, 2008

A VOL Recomenda…

O Fungagá da Bicharada



A livraria Vemos, Ouvimos e Lemos, em Serpa, decidiu dedicar esta semana aos nossos queridos melhores amigos: os cães e os gatos. E, de facto, há leituras para todos os tipos e gostos. Registos biográficos, relatos de donos de animais… Ora, dêem uma pequena espreitadela!


100 Gatos que Mudaram o Mundo, Sam Stall

100 Cães que Mudaram o Mundo, Sam Stall


Todos nós os conhecemos: são sempre aqueles vizinhos simpáticos, que não podem ver um bichinho felpudo de quatro patas, sem que comecem a fazer-lhes festinhas ou a fazer perguntas sobre eles. Sam Stall é um deles e é completamente louco por cães e gatos.

Para quem (ainda) ache que os animais são figuras secundárias na História da Humanidade, a leitura destes dois belíssimos e divertidíssimos livros é altamente aconselhada. Depois de lidos, ficamos a saber que Mrs Chippy foi uma gatinha que explorou a Antártida; Towser foi uma felina que, barbaramente, acabou com a vida de 29.000 ratos; Jo-Fi era o cão fiel de Freud, que o ajudava a analisar os seus pacientes; por fim, Checkers foi um cocker-spaniel que salvou a carreira política de Richard Nixon!

Não acreditam? Então, leiam!!

(Preço: 14 euros cada)


Marley e Eu, John Grogan

Foi um verdadeiro bestseller em todo o mundo, e com razão: o autor comove o leitor até às lágrimas, que bem podem ser de riso ou de choro. O livro narra a história de Marley, “o pior cão do mundo”. Foi acolhido na casa de Jenny e John com apenas dois mesitos. Era uma pequenita e inocente bola de pêlo amarelo. Até que se transformou num Labrador possante… E acabou-se o descanso! Ele era um arrombar de portas, de riscar paredes com as suas enormes garras, ele era um rio de baba por todos os cantos da casa, móveis roídos, roupa abocanhada e estragada… E nem resultou metê-lo numa escola para cães: com o seu génio muito único, foi expulso.

Mas Marley tem algo mais: tem um coração de ouro…




De Bagdade Com Amor, Tenente-Coronel Jay

Kopelman


Quando os soldados, em Fallujah, cidade do Iraque, entraram numa casa abandonada, depararam-se com a presença de um pequenino cachorrinho que fora abandonado pela sua “família”, agora em fuga.

Contra tudo e todos, e contra as leis do próprio exército americano (os soldados não podem ter animais), decidem alimentar, limpar, pentear este novo amiguinho, e até livrá-lo das irritantes pulgas com querosene!

Mas sabem que não

podem ficar com ele para sempre. É então que toda uma “operação de salvamento” é criada, para oferecer “Lava” a um país mais seguro…



Contos do Gato Vadio, Jeffrey Archer


Reza, assim, a crítica:

Na prisão, o autor de sucesso Jeffrey Archer aproveitou os seus dotes literários, como testemunham os doze contos reunidos neste volume. A concisão e a precisão da prosa de Archer não deixam de surpreender, e se, nestas histórias, os criminosos nem sempre escapam à justiça nem a justiça prevalece por vezes, o leitor sai sempre a ganhar.

Nos dois anos em que esteve preso, Jeffrey Archer recolheu várias histórias e episódios caricatos. Do conto «O homem que assaltou a sua própria estação dos Correios» à história do presidente de uma empresa que tentou envenenar a mulher numa viagem a São Petersburgo, todos os desfechos são inesperados. Noutro conto, «Maestro», um restaurador italiano é preso e não sabe explicar às autoridades como conseguiu comprar um iate, um Ferrari e uma mansão em Florença, se só declarou ao fisco um rendimento anual de 70 000 libras…

O que é que tudo isto tem a ver com “o gato vadio”? Ora essa, leiam, e cheguem às vossas próprias conclusões!!

S.C.

1 comentário:

Anónimo disse...

gostei muito!!!
Está bastante criativo o conto da tartaruga e a lebre.