terça-feira, novembro 11, 2008

Os Humanos Terão Enlouquecido de Vez???

Já sabemos que, hoje em dia, a aparência conta bastante. Aquilo que vestimos, as jóias que colocamos e o penteado que escolhemos, demonstra muito o tipo de seres humanos que somos.
Mas uma coisa é a vaidade, outra é obsessão: a marca Ponds inventou uma linha de cosméticos, de nome White Beauty e o seu anúncio publicitário tem causado muito escândalo na Índia. Subashini Ali, uma das intelectuais e feministas mais famosas desta nação, pôs o dedo na ferida: acusa a empresa deste anúncio de aumentar os preconceitos pelo tom de pele num país com complexos pós-coloniais. Este fenómeno até já tem um nome: “O Novo Racismo Branco”. E estes produtos vendem-se como pão quente!: em cinco anos, as vendas subiram para 65%, o que reflecte, segundo a opinião de muitos, o mal-estar da cor escura.
Claro que a marca apressou-se logo a salvar a sua honra: nega qualquer intenção de discriminação e acusa a sociedade de ser hipócrita, uma vez que este tipo de produtos para a pele, já existe há muitos séculos na Índia. Para todos os efeitos, a Ponds limita-se a vender o que sempre existiu neste país, só que está a fazê-lo de uma forma mais controlada e mais científica. Finalmente, é preciso lembramos que as indianas mais morenas tiveram sempre muito mais dificuldades em arranjar marido, do que aquelas que apresentam uma pele bem mais clara. E nem falemos do sistema de castas…

A vergonha da nossa “raça” não é caso único entre os indianos: na China e no Japão, as mulheres fazem bicha para se submeterem a operações plásticas aos olhos, de forma a torná-los mais arredondados e mais parecidos com os olhos das mulheres ocidentais. Um embaixador chinês tem que ter o peso e altura de um homem americano e europeu. Se for nem que seja um milímetro mais pequenino, já não está autorizado a servir o Estado. Quanto aos povos africanos, o acto de aclarar a pele é socialmente visto como algo embaraçoso pois, ao fazermos tal coisa, é como se estivéssemos a admitir que somos inferiores aos brancos. No entanto, isso não impede que um vasto e “secreto” mercado pirata venda produtos que clareiem a pele, apesar de muitos deles serem altamente tóxicos e perigosíssimos para a saúde de qualquer ser humano.
Concluindo: se um extra-terrestre descesse à terra, e nos perguntasse por que razão somos tão obcecados pelo nossos aspecto físico, que razões encontraríamos, para justificarmos o injustificável??

(Os itálicos vêm da notícia do semanário Expresso, no artigo À Procura do Tom)

O Que São As Castas?
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2001/010829_racismocastas.shtml

2 comentários:

Projecto /Lê/ disse...

Vimos por este meio dar a conhecer o nosso blog, inserido na disciplina de Área de Projecto. Termos como tema a importância da leitura e o nosso objectivo é incentivar a comunidade à prática da leitura, dando a conhecer a sua importância para o desenvolvimento mental, social e cultural.
Para isso iremos utilizar diversos métodos, tais como, inquéritos, estatísticas e pesquisas. Temos, inclusivé, uma votação online a decorrer, na qual poderá participar. No nosso blog iremos dar a conhecer um pouco mais do nosso projecto, assim como as actividades que realizemos.

Projecto /Lê/ - 12ºA

Sandra Costa disse...

Boa sorte para o vosso projecto!
Tudo o que puderem publicitar aqui, é bem-vindo!