sábado, novembro 29, 2008

Dia Mundial da Sida

1 de Dezembro

SIDA:

Síndrome de Imunodeficiência Adquirida

clip_image002

Doença sexualmente transmissível

Mas NÃO SÓ!

TAMBÉM SE TRANSMITE:

- da mãe para o filho durante a gravidez, parto e aleitamento

- por contacto com sangue infectado

- através de agulhas, seringas e outro material de injecção contaminado

NÃO SE TRANSMITE POR:

- relações sexuais com preservativo usado correctamente

- comida e talheres

- trabalhos de equipa; contactos sociais

- aperto de mãos e abraços

- uso de casas de banho

- tosse e espirros

- picadas de insectos

Muito embora esta problemática do VIH/SIDA tenha surgido inicialmente como um problema de saúde, é cada vez mais um problema de ordem social, com múltiplas implicações na comunidade. Estas implicações, de cariz individual e social, traduzem-se, essencialmente, em hospitalizações prolongadas e/ou frequentes, alterações emocionais com implicações a nível psicológico, dificuldades de manutenção e/ou obtenção de emprego, diminuição das capacidades económicas e o afastamento e/ou rejeição dos elementos de suporte social do indivíduo, nomeadamente, colegas, amigos, vizinhos e, muitas vezes, a própria família.

Já existe um Código de Conduta subscrito por um conjunto de empresas, em que parte delas desenvolvem actividades em países em que a infecção é altamente frequente.

Este código estabelece um compromisso com a não discriminação de pessoas que vivem com VIH, com os esforços de prevenção junto dos colaboradores destas empresas e com o respeito pelo carácter voluntário e confidencial do teste de detecção da infecção.

clip_image003

http://www.sida.pt/

Sem comentários: