1 de Dezembro
SIDA:
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Doença sexualmente transmissível
Mas NÃO SÓ!
TAMBÉM SE TRANSMITE:
- da mãe para o filho durante a gravidez, parto e aleitamento
- por contacto com sangue infectado
- através de agulhas, seringas e outro material de injecção contaminado
NÃO SE TRANSMITE POR:
- relações sexuais com preservativo usado correctamente
- comida e talheres
- trabalhos de equipa; contactos sociais
- aperto de mãos e abraços
- uso de casas de banho
- tosse e espirros
- picadas de insectos
Muito embora esta problemática do VIH/SIDA tenha surgido inicialmente como um problema de saúde, é cada vez mais um problema de ordem social, com múltiplas implicações na comunidade. Estas implicações, de cariz individual e social, traduzem-se, essencialmente, em hospitalizações prolongadas e/ou frequentes, alterações emocionais com implicações a nível psicológico, dificuldades de manutenção e/ou obtenção de emprego, diminuição das capacidades económicas e o afastamento e/ou rejeição dos elementos de suporte social do indivíduo, nomeadamente, colegas, amigos, vizinhos e, muitas vezes, a própria família.
Já existe um Código de Conduta subscrito por um conjunto de empresas, em que parte delas desenvolvem actividades em países em que a infecção é altamente frequente.
Este código estabelece um compromisso com a não discriminação de pessoas que vivem com VIH, com os esforços de prevenção junto dos colaboradores destas empresas e com o respeito pelo carácter voluntário e confidencial do teste de detecção da infecção.
Sem comentários:
Enviar um comentário