domingo, novembro 09, 2008

Livro da Semana

Constantino, Guardador de Vacas e de Sonhos, Alves Redol




Constantino é um miúdo igual aos outros: gosta de brincar com os seus amigos, adora a sua família, vai para a escola como todos os meninos, gosta de receber presentes… Mas numa coisa é diferente: anda sempre com a cabeça nas nuvens.
Enquanto guarda as suas queridas vacas, sonha ser marinheiro, construir barcos e levar o seu gado a dar uma voltinha ao arco-íris. Os pais exasperam-se com a sua imaginação, anda sempre distraído nas aulas, esquece-se de tudo…
Escrito em 1975, Alves Redol fala-nos de um mundo que, feliz ou infelizmente, está a desaparecer: o mundo rural, o mundo das gentes do campo, o convívio saudável com os animais, o respeito pela natureza, as falas, os usos, as tradições de então. E sendo Alves Redol um escritor considerado “realista” a fala das personagens é única, genuína, cheia de expressões populares que já quase desapareceram, mas que todos nós já ouvimos, através dos nossos avós ou dos nossos vizinhos mais idosos. Além disso, esta obra é tão absorvente, que o leitor sente que faz parte do livro. Sente que está a acompanhar este pequeno herói nos seus deveres, escutamos com ele os pássaros, sentimos as estações do ano passarem, comovemo-nos com todos os episódios da sua vida…
Esta pequenina jóia literária já vai na vigésima edição, e tem feito as delícias de miúdos e graúdos!

Sem comentários: