Quase todos nós já vimos os três filmes. Porquê, então, lermos os livros?
Antes de mais, é importante salientar que, antes de J.R.R. Tolkien, a literatura de fantasia como nós hoje a conhecemos, para todos os efeitos, não existia. Sim, é verdade: sempre houve livros que abordaram fadas, dragões, bruxas, elfos, etc. No entanto, aquilo que este escritor fez foi algo de verdadeiramente revolucionário: criou do nada todo um universo. Ora, antes dele, nunca antes se tinha pensado em fazer algo semelhante!
Tolkien não se limitou a contar uma história fabulosa, ele construiu a História da Terra Média. Inventou línguas, desenhou mapas, inventou deuses e genealogias de reis que nunca existiram, descreveu a flora, os costumes, as religiões, a comida e as mentalidades de todos os povos que habitaram este mundo. Além disso, estes três volumes contam APENAS a terceira era da Terra Média. São apenas um pequeno pedaço da História de todo um universo que Tolkien, ao longo da sua vida, foi criando. Com efeito, a sua imaginação era tão extraordinária que, após a sua morte, foram encontradas na sua biblioteca caixas e caixas, cheios de manuscritos que nunca chegaram a ser publicados, enquanto foi vivo. Actualmente, é o seu filho, Christopher Tolkien, quem se dedica a compilar e a organizar todas as ideias que o seu pai foi desenvolvendo, e é graças a ele que uma das obras mais fundamentais, O Silmarillion, chegou às livrarias.
Tolkien mudou o mundo da literatura. Sem ele, livros como o Eragon ou a série Harry Potter nunca teriam existido! Finalmente, custa a acreditar que todo este imaginário tenha começado a ser criado precisamente quando Tolkien estava nas trincheiras, durante a Primeira Guerra Mundial!
Link para o Silmarillion:
http://www.valinor.com.br/tolkien/bibliografia/o-silmarillion/
O Recruta, de Robert Muchamore
Os agentes da CHERUB têm todos menos de dezassete anos. Vestem calças de ganga e t-shirts e parecem crianças perfeitamente normais… mas não são. Eles são profissionais treinados, enviados para missões de espionagem contra terroristas e traficantes de drogas temidos internacionalmente. Mas, para efeitos oficiais, estas crianças NÃO EXISTEM.
James é o mais recente recruta da CHERUB. É brilhante a matemática e a CHERUB precisa dele. Esperam-no cem dias de recruta. A aventura está a começar…
Por Favor, Não Matem a Cotovia, de Harper Lee
Sem comentários:
Enviar um comentário