sexta-feira, fevereiro 13, 2009

Mês da Adolescência: Debater É preciso

clip_image002Nos dias 12 e 13 de Fevereiro, a equipa da Biblioteca Escolar e do Centro de Recursos, de acordo com a planificação do Plano Nacional de Leitura, desenvolveu duas sessões de debate e troca de ideias, de nome “Afectos e Sexualidade”. Para que este evento ficasse ainda mais enriquecido, foram convidadas duas enfermeiras do Centro de Saúde de Serpa, a psicóloga da escola e pediu-se também a colaboração de professores que fazem parte do Gabinete de Educação Para a Saúde.

clip_image004 Muitos assuntos foram abordados, tais como a importância de respeitarmos o próximo, a diferença entre amor e paixão, a idade certa para se começar uma vida sexual, a tolerância, as orientações sexuais, o valor da partilha e do diálogo, a procura da nossa identidade e a fase da descoberta do nosso corpo, o aprender com as experiências, o impacto da sociedade nas nossas vidas…

No final da sessão, os professores pediram aos alunos presentes que, em casa, enumerassem uma lista de perguntas que gostariam de ver respondidas. O objectivo consistirá em, daqui a umas semanas, elaborar uma palestra, onde as questões mais comuns acerca da sexualidade serão esclarecidas com objectividade e rigor científico.

Esta actividade foi muito apreciada pelos alunos das duas turmas do sétimo ano. Uns (é claro!) sentiram-se acanhados, e demonstraram ainda alguma insegurança clip_image006e pouco à-vontade em debater o tema da sexualidade. Outros, envergonhados, não sabiam muito bem o que dizer. Mas a maioria revelou-se curiosa, participativa e aberta a um diálogo mais franco e mais enriquecedor. Por fim, as suas opiniões pessoais foram sinceras e mostraram que a sociedade portuguesa está a passar sem dúvida por mudanças positivas. A título de exemplo, já começa a ser normal os filhos pedirem conselhos aos pais, sempre que lhes surge qualquer dúvida relacionada com a sexualidade. Há vinte anos atrás, isto era quase impossível…

clip_image008 Só nos resta agradecer a todos os nossos colegas e aos restantes intervenientes que aceitaram fazer parte deste evento: um bem-haja aos professores Marcelino Cassamá, Jorge Ferreira e Carla Fernandes, do Gabinete de Educação Para a Saúde. Esta actividade, sem eles, não teria tido um impacto tão grande nos alunos; a colaboração, apoio e experiência das enfermeiras Jesus e Márcia foram enriquecedoras para o debate; agradecemos também à professora Isabel da Ponte, por nos ter cedido a hora da sua aula; finalmente, a contribuição assertiva e ponderada da psicóloga Helena Guerreiro estimulou a troca de ideias entre alunos e professores.

No final da segunda sessão, uma aluna do 7º B confessou: “Temos que fazer isto mais vezes, professora!”. A promessa, é claro, será cumprida!

S.C.

1 comentário:

Isabel Maia disse...

Distingui este blog com um prémio. Para mais detalhes, é só ir ao meu blog.