quinta-feira, fevereiro 05, 2009

Estante do Mês e Mês da Adolescência

Como já vem sendo hábito, a biblioteca da nossa escola dedica sempre trinta dias a um tema em particular. Já falámos de Ciência, de Filosofia, de História, de grandes escritores… DSC08387

Desta vez, o tema será a Adolescência. Uma vez que o Plano Nacional de Leitura dedicou o mês de Fevereiro a este tópico, faz, portanto, todo o sentido que a nossa “Estante” esteja de acordo com as actividades que serão realizadas na nossa escola.

Os nossos leitores podem escolher entre a leitura de enciclopédias temáticas ou obras relativas aos problemas da “idade do armário” ou podem optar por literatura juvenil, criada especificamente para alunos dos 12 até aos 18 anos. Escolhas não faltarão!DSC08389

DSC08386 Aproveitamos também para divulgar algumas das actividades que já estão confirmadas, e que englobam o terceiro ciclo. Aqui estão elas:

· Dois dedos de Conversa: “Fantasmas”: Espíritos e Medos (6 de Fevereiro na biblioteca da escola) e “Os jovens e as Tecnologias” (dia 20 de Fevereiro no mesmo lugar). A segunda acção poderá ter a colaboração de um jornalista. Estas sessões serão realizadas às 20.30m/21.00 horas, para que os pais possam participar das mesmas.

· Exposição de trabalhos sobre pintura chinesa (EDT, 7º anos, Língua Portuguesa);

· Acção Jovens Zen com a professora Emília Sarmento, no ginásio da escola. Será realizada no dia 27 de Fevereiro para duas turmas do terceiro ciclo.

· Estante do mês - A estante do mês de Fevereiro será dedicada à adolescência.

· Livros da Semana: Todos relacionados com temas da adolescência;

· Debates e palestras sobre a adolescência. Terão a colaboração da psicóloga da escola Helena Guerreiro, da professora Margarida Pedrosa, do professor Francisco Féria, de uma enfermeira do Centro de Saúde de Serpa. O local escolhido foi a biblioteca:

1. Afectos e Sexualidade (Gabinete de Saúde e Centro de Saúde) - 11 de Fevereiro (11.45minutos) e 12 de Fevereiro (14.30m);

2. Resolução de Conflitos: Dez Medidas Para Evitar Um Conflito E O Resolver (17 de Fevereiro, 14.30m);

3. Cientistas Famosos na Adolescência (25 de Fevereiro, 14.30minutos) – Histórias engraçadas e hilariantes de grandes mentes, na “fase do acne”.

· A Poesia e os Afectos – Exposição de poemas dedicados ao amor e à adolescência. A partir de 12 de Fevereiro, no expositor da biblioteca (entrada da escola).

· Exposição de brinquedos, fantoches e instrumentos musicais na biblioteca, do curso profissional TAP.

Outras actividades encontram-se por confirmar. Aguardamos novidades…

Sem comentários: