domingo, fevereiro 15, 2009

O Ano de Charles Darwin

clip_image002

Qualquer criança portuguesa que comece a estudar Ciências Naturais aprenderá que todos nós descendemos, há bilhões de anos atrás, de uma simples célula, que se foi ramificando em múltiplas e mais complexas espécies. Sabemos que o nosso planeta tem mais de 5 bilhões de anos, que milhões e milhões de espécies, ao longo dos tempos, nasceram, evoluíram e desapareceram, devido a múltiplos factores, e sabemos também que o ser humano que somos hoje não apareceu do nada. Muito pelo contrário: dos múltiplos “protótipos” ou “esboços” da Humanidade, apenas sobreviveu um ramo popularmente conhecido por Homo Sapiens Sapiens. Isto é, nós.

Porém, há duzentos anos atrás, um homem chamado Charles Darwin publicou uma obra polémica, de nome A Origem das Espécies. A partir deste momento, o mundo nunca mais foi o mesmo. Se não fosse ele, ainda hoje acreditaríamos que a terra tinha sido construída em sete dias; se não fosse ele, ainda hoje pensaríamos que Adão e Eva realmente tinham existido. A teoria do Evolucionismo (actualmente, um facto cientificamente comprovado) foi um enorme escândalo para a época, uma dor de cabeça para as igrejas e uma revolução de mentalidades sem precedentes na História da Humanidade.

Com Darwin, não se vira uma página da  Ciência, rasga-se.clip_image004

É por isso que o mundo inteiro está a festejar com pompa e circunstância os 200 anos desta brilhante publicação. Portugal, claro, não escapa à euforia. Para quem adora Ciência, o melhor mesmo é dar uma espreitadela à página online do jornal Expresso (www.expresso.pt) e usufruir dos imensos eventos que estão a comemorar esta data importantíssima. Para quem quiser saber mais sobre Charles Darwin, é imperativo visitar o blog http://a-evolucao-de-darwin.weblog.com.pt/, exclusivamente dedicado ao estudo e obra deste notável homem. Por fim, a Fundação Calouste Gulbenkian abriu na quinta-feira passada uma mega-exposição, toda ela dedicada à Origem Das Espécies. Quem já a viu, saiu de lá “nas nuvens”.

Preparem-se, portanto, para um fim-de-semana em família muito bem passado. Tragam o “farnel”, o portátil, um livro e uma toalhinha para se estenderem na relva do jardim desta fundação: após uma exposição enriquecedora, nada como uma tarde de preguiça, no meio do verde e da água. É barato, é perfeito e os museus são grátis para as crianças. Quem disse que a cultura é cara?

Terminamos este texto com um vídeo, narrado pelo cientista Carl Sagan. É extraordinário como, em sete minutos, se pode contar tão bem a origem da vida no nosso planeta!

(Publicação antiga da Origem Das Espécies retirada de:

http://www.rinr.fsu.edu/fall2002/features/librarycollection.html)

Evolução da Vida Na Terra (Narrada por Carl Sagan)

http://www.youtube.com/watch?v=k3I_qWIlF8o&feature=related

1 comentário:

Projecto /Lê/ disse...

Há um novo prémio no nosso blog :) Boas leituras!