terça-feira, fevereiro 10, 2009

Um Pedaço Da Nossa Escola

A Ludoteca da Nossa Escola

clip_image002 A Ludoteca começou por ser um projecto de uma turma do Curso Tecnológico de Acção Social, na disciplina de Técnicas de Expressão e Comunicação, no ano lectivo de 2006/2007. A sala foi toda remodelada – pintaram paredes, fizeram cortinas, criaram espaços como, por exemplo, o “Canto dos Jogos”, o “Canto das Histórias”, o “Canto da Música e da Dança” e, por fim, o “Canto da Expressão Plástica e dos Fantoches”. Posteriormente, as alunas fizeram uma campanha junto da Comunidade Escolar, para angariar brinquedos e livros. O resultado foi fantástico pois, entre professores e funcionários, conseguiram adquirir jogos diversos, brinquedos para várias faixas etárias e livros infanto-juvenis. Finalmente, realizaram as normas de funcionamento: horário e duração do empréstimo dos brinquedos.

clip_image004 É de referir que as alunas fizeram várias pesquisas sobre como funciona uma Ludoteca e visitaram a Ludoteca de Beja, para servir de referência. Criaram dossiês/pastas com inúmeros desenhos para serem coloridos e, ainda, possíveis actividades de animação. A primeira foi, precisamente, aquando da data do 25 de Abril, tendo as alunas recriado o acontecimento histórico para as crianças e fizeram jogos sobre o tema da Liberdade. Mais tarde, no dia 1 de Junho, trouxeram um grupo de crianças de etnia cigana, tendo dançado, pintado e cantado em conjunto.

clip_image006 No ano lectivo seguinte (2007/2008), outra turma do Curso Tecnológico de Acção Social, na disciplina de Técnicas de Expressão e Comunicação, continuou com este projecto, com o intuito de o enriquecer. Então, criaram o “Espaço da Música”, tendo desenhado numa das paredes vários instrumentos musicais e criaram eles próprios instrumentos. A partir do tema “A Música”, os alunos (cerca de 21), fizeram várias actividades na Ludoteca, com crianças de várias idades, contando-lhes histórias, musicadas por eles próprios. Houve mesmo uma sessão de esclarecimento com alguns músicos da Sociedade Filarmónica de Serpa, que explicaram em que consistia cada tipo de instrumento musical.

clip_image008 Neste ano lectivo (2008/2009), o espaço da Ludoteca está a ser dinamizado pela turma do 10º ano de Curso profissional na disciplina de Área de Expressões. Presentemente, estão a terminar a elaboração de brinquedos artesanais, sendo a próxima actividade a narração de contos tradicionais “apresentados” por fantoches, fantoches estes que foram confeccionados pelas próprias alunas.

Maria João Brasão

Sem comentários: