sexta-feira, janeiro 07, 2011

Afinal Não Somos Assim Tão Poucos! Parte I

clip_image002

Levamos a santa e honrada vida a ouvir frases do tipo “a cultura não dá dinheiro”, “ninguém gosta de música clássica”, “os portugueses lêem pouco”, “não vale a pena apostarmos nisto porque os portugueses não comprarão”, etc, etc, etc. Estranhamente, os concertos de música clássica esgotam, os espectáculos de jazz ou ópera ao ar livre estão sempre apinhados de pequenos e graúdos, em lojas como a FNAC temos de dizer “com licença” pelo menos 10 vezes até chegarmos às prateleiras das últimas novidades literárias, as exposições ligadas à divulgação da Ciência são sempre muito concorridas e, como não víamos há muito tempo, não param de crescer pequenas livrarias em tudo o que é terrinha portuguesa. Afinal, em que é que ficamos? A cultura interessa ou não??clip_image004

Pois é. A cultura e o gosto pelo conhecimento estão em toda a parte. Em blogs, em sites, até no Facebook se divulgam livros, descobertas científicas e poesia. De facto, se entrarmos no admirável mundo novo da Internet, dir-se-ia que existem dois planetas Terra: enquanto que as televisões pouco ou nada divulgam a cultura e o saber, exceptuando uns canais temáticos que repetem eternamente os mesmos programas, a internet está “infectada” de centenas de milhar de blogues e sites, cujo único objectivo é contar aos seus “seguidores” o último livro que foi lido, a última descoberta científica, o último álbum obscuro e fabuloso de uma banda obscura e fabulosa, o último compositor esquecido cuja partitura foi recentemente descoberta nas prateleiras de uma vasta e labiríntica biblioteca. Sim, a cultura está viva e bem viva. E em Portugal, como vão as coisas?

No nosso país, existe um silencioso exército de devoradores de livros. Fartos de ver a leitura relegada para 15º plano, arregaçaram as mangas e decidiram eles próprios divulgá-la. E não, não estão sozinhos: o blog Devaneios da Jojo já tem 155 seguidores; o espaço Pó dos Livros já conta com 5999 fãs no Facebook; Viajar pela Leitura já vai com 649 admiradores; o Espaço Saída de Emergência já tem 3081 apaixonados no Facebook; Bela Lugosi is Dead, um espaço dedicado exclusivamente à literatura fantástica e de ficção científica, já conta com 287 admiradores. E se continuarmos a pesquisar, são imensos os cantinhos de anónimos que não escondem o seu intenso amor pelas palavras e pelo sonho. Uns assinam com o seu nome, outros preferem ser conhecidos pelo seu nickname. Uns têm preferências por romances “realistas”, outros adoram as naves espaciais e os monstros debaixo da terra. Porém, todos eles têm algo em comum: a paixão pela literatura e a carolice de criar algo que, pelos vistos, e ao contrário do que se diz para aí, até agrada a muita gente. Resumindo: à boa maneira “portuga”, se não encontras, faz.

Para um país que supostamente não gosta de livros, há muita gente a comprá-los e a divulgá-los na Internet!

Links dos sites mencionados:

Bela Lugosi is dead

Pó dos Livros

Saída de Emergência (blog)

Os Devaneios da Jojo

Viajar Pela Leitura

As duas imagens foram retiradas do excelente blog visual O Silêncio dos Livros:

1 comentário:

Mariza disse...

Ainda bem que este público está a crescer. Já começa a cansar esta televisão talhada para um público com mais de 35 anos que só gosta de novela e futebol. Parece que os media esqueceram os mais novos e os mais inteligentes. Ainda bem que existe a Internet. De outro modo os carolas ficariam sem nada para ver ou ler.