domingo, janeiro 16, 2011

Arrumar As Trouxinhas Para Marte

clip_image001É verdade que a NASA é famosa pelas suas ideias visionárias (e também há quem diga que guarda extraterrestres dissecados na cave, mas enfim…), mas desta vez será que não estará a ir longe demais?? Segundo as últimas notícias na página do Expresso.pt (http://aeiou.expresso.pt/viver-em-marte-missao-possivel-video=f625366), esta grande agência internacional de cientistas dedicados ao espaço propôs a si mesma o objectivo de colonizar o planeta vermelho daqui a vinte anos.

Viver em Marte, pelos vistos, já faz parte dos planos de toda a gente, e custa mesmo a acreditar que tal ainda não passe de pura fantasia. Mas até já há quem ande a comprar terrenos neste planeta ainda inabitável, e não há quase nenhuma história de ficção científica passada no futuro que não tenha nem que seja uma pequenita coloniazita no quarto planeta da nossa galáxia. A ideia de viver em Marte já está tão entranhada no inconsciente colectivo, que há muito que deixou de ser contestada. A questão já não é “será que”, mas sim, “quando” e “como”. Mas… 20 anos não será cedo demais??clip_image003

A NASA jura a pés juntos que não: a julgar pela sua irreverência e eterno optimismo, criar condições para que um pequeno grupo de astronautas possa viver num lugar irrespirável para qualquer vida no planeta Terra parece ser coisa pouca. Não. O objectivo não é mudar já já já todo o clima de Marte, até porque, segundo cálculos, precisaremos de milhares e milhares de anos para produzirmos uma atmosfera respirável neste planeta. O plano A neste momento consiste em criar uma base espacial que consiga reproduzir as condições mínimas de vida para que um ser humano possa suportar. A instalação de uma base espacial com laboratórios equipados com tecnologia para reciclar conteúdos orgânicos, como a urina e o suor, é outro dos aspectos fundamentais. Dentro dessa base, que os primeiros colonizadores terão de construir, será possível derreter gelo recolhido no planeta e transformá-lo em água. Ainda no interior da base, em ambiente estufa, será possível o cultivo de alguns alimentos, nomeadamente vegetais. Para além deste quadro tão cheio de felicidade, os astronautas terão que carregar consigo umaclip_image005 farmácia ambulante e uma equipa médica, na eventualidade de alguma doença aparecer pelo caminho. Uma das mais temidas é, inquestionavelmente, a Osteoporose, um problema bastante comum para esta gente que trabalha no espaço, pois não há gravidade e, por isso mesmo, os ossos são terrivelmente afectados.

Por muito que nos pareça uma história de loucos, temos que tirar o chapéu à equipa de astronautas que aceitar este desafio: é que esta viagem só tem bilhete de ida. O que farão eles, então, naquele deserto gelado? É simples: farão filhos e tentarão sobreviver. Dito desta forma, não nos parece uma proposta lá muito aliciante: não há cinema 3D e pipocas, não há internet, não há livrarias e museus, não há praia e surf, não há chocolate nem café, não há televisão, não há facebook nem youtube… Mas isto não quer dizer que esta gente seja abandonada à sua sorte: já é possível criar canais de informação entre uma nave espacial e a base no planeta Terra. Estes astronautas ficarão isolados do mundo, mas não completamente isolados. Porém, se algo terrível acontecer, leva-se seis a oito meses para aterrarmos em Marte. Por isso, antes de fazerem parte da lista dos centenas de voluntários que já andam a gritar “EU VOU, EU VOU!!”, pensem duas vezes.

Resta saber se terão, no fim, paciência para se aturarem uns aos outros. É que já nos custa aturar as birras dos nossos colegas de trabalho, quanto mais aturarmos as birras dos nossos colegas de trabalho… e não podermos sair sequer de casa, e darmos um passeiozinho para espairecermos as nossas ideias.

É Possível Viver Em Marte?

Imagens Retiradas de: 1   2   e  3

1 comentário:

Roberto disse...

Eis uma expressão do futuro, usada em Marte:
«Cápsula, doce Cápsula»