quinta-feira, janeiro 27, 2011

Balanço da Palestra “Os REEE”

No âmbito do projecto do grupo de trabalho “Os Desconectados” e Escola Electrão, com o objectivo se continuar a mostrar que com um simples gesto podemos mudar muita coisa. O meio ambiente apenas precisa de pequenas acções, actos de bondade, que não acarretam qualquer esforço, simplesmente o prazer de ajudar. Mas para que tudo isto se concretize, tem de ser feito algo, nem que seja uma simples chamada de atenção, que desperte a comunidade e a alerte para os benefícios da recolha e reciclagem dos REEE.

O impacte ambiental destes resíduos é incalculável, quando elevado à taxa global, e, por essa razão, o grupo Desconectados não ficou estático e tomou a iniciativa de organizar uma palestra sobre os REEE. Foi no passado dia 12 de Janeiro de 2011 que o Engenheiro da Amb3E, Guilherme Marcão, se dirigiu à nossa escola para falar um pouco sobre esta temática e mostrar que a recolha e o correcto encaminhamento de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos é deveras importante. O espaço destinado a este evento foi o CIA, não só porque permite uma maior concentração de alunos, de várias turmas, como também porque é um local da nossa escola aberto a todos, permitindo aos docentes e não docentes assistir também.

Estiveram presentes cerca de 120 pessoas, quer as turmas que foram convidadas formalmente pelo grupo (T.G.A., T.G.E.I., 8ºB, 12ºA), quer outras turmas e respectivos professores que também quiseram estar presentes.

O engenheiro Guilherme mostrou-se uma pessoa muito esclarecedora, explicando de forma muito sucinta, todo o processo pelo que devem passar os REEE, tentando sempre focar a atenção da plateia para a necessidade de reciclagem destes equipamentos. Muito provavelmente, a maioria dos alunos que assistiu à palestra desconhecia que estes equipamentos (que todos temos em nossa casa) podem ser reciclados, reaproveitados e reutilizados. Foram colocadas algumas questões, que foram seguidas sempre de uma resposta elucidativa.

De um ponto de vista geral, a palestra foi um sucesso. A mensagem foi mais uma vez transmitida aos alunos restando agora esperar que eles não se deixem ficar e que ajam, pois é o ambiente quem mais necessita da nossa ajuda.

 

Sem comentários: