sábado, outubro 30, 2010

Onde É Que Eu Estacionei A Minha Nave Espacial??Parte II

clip_image002Ontem, mencionámos uma das grandes obras de Philip K. Dick. Desta vez, apresentamos mais um autor que, sendo completamente diferente do primeiro, é o exemplo perfeito de que “Ficção Científica” não rima apenas com “Homenzinhos Cinzentos” e “Naves Espaciais”.

Almanaque do Dr. Thackery T. Lambshead de Doenças Excêntricas e Desacreditadas – Já que os Portugueses adoram queixar-se de doenças e maleitas, este livro devia estar nas cabeceiras de todos os que se consideram “portugas”. Foi editado pela primeira vez em 1915, numa altura em que as primeiras fotocópias a carbono custavam literalmente os olhos da cara, e estas cópias foram passando de mão em mão. Depressa a sua imaginação hilariante causou furor em tudo o que fosse consultório médico, e esta paródia aos medos e doenças imaginárias (várias delas são de chorar a rir como, por exemplo, o Síndrome de Download) tem deslumbrado sucessivas gerações. Pelo caminho, muitos outros artistas-faz-de-conta-que-sou-um-cientista divertiram-se a inventar as suas próprias maleitas, aumentando, assim, esta já longa e excêntrica colectânea.

Quase cem anos depois, este famoso almanaque ganhou vida em Portugal, mas desta vez a editora Saída de Emergência excedeu-se: uma parte desta obra é da autoria de escritores portugueses que, tendo sido convidados a “reportar” uma doença de que supostamente padeciam, depressa meteram mãos à obra e transformaram-na numa realidade (no papel, é claro). Chama-se O Compêndio Médico Calamar Trindade de Doenças Notáveis e Invulgares e, como se não bastasse, até existe uma história rocambolesca por detrás de toda esta colectânea, e que envolve um certo discípulo português do Dr. Lambshead: Este Compêndio é apresentado como fruto do trabalho de uma vida de Dr. Anófeles Calamar Trindade, já falecido, discípulo do Dr. Lambshead, que devido a desavenças, proibiu o mestre de publicar a sua investigação e, como tal, deu início ao seu próprio guia, baseado em enfermidades diagnosticadas em Portugal e nas Colónias Ultramarinas (citação retirada do excelente blog Bela Lugosi is Dead. Poderão consultá-lo aqui: http://belalugosiisdead.blogspot.com/2010/07/critica-almanaque-do-dr-thackery-t.html)

Cada doença encontra-se descrita como se, de facto, existisse: sintomas, tratamento, primeiro caso reportado, país de origem, operações e cirurgias, médicos envolvidos, referências a vários artigos científicos, etc. E só uma pessoa com muitíssimo pouca imaginação é que não vai achar graça nenhuma a este almanaque.

Para se devorar numa noite fria de Inverno (e vejam lá se não apanham nenhuma destas doenças!).

Sem comentários: