terça-feira, outubro 12, 2010

Livro Da Semana

Os contos, Hans Christian Andersen

clip_image002 Podemos não saber quem foi Hans Christian Andersen (será possível????). O nome talvez não nos diga nada. Mas comecem a dizer títulos de contos como, por exemplo, O Soldadinho de Chumbo, ou O Patinho Feio e imediatamente todo um oceano de imagens, cheiros e óptimas recordações de infância desfilam diante dos nossos olhos. Lado a lado com a Cinderella e o Gato das Botas, estas pequenas e deslumbrantes histórias, criadas por um só homem, deixaram ao mundo um legado de sonho, de sensações e sentimentos, de poesia e grandes lições de moral.

Sim, lições de moral. Porque A Princesa das Neves fala-nos dos seres humanos frios, incapazes de amar. Porque O Rouxinol do Imperador alerta-nos que as coisas mais importantes da vida são as mais simples e as mais naturais. Porque a Polegarzinha apenas nos chama a atenção para a coragem e bravura que existe em todos nós, até nos seres mais pequeninos. Porque A Sereiazinha representa todos os seres humanos que se sacrificam por Amor… E nem sempre são recompensados por tal. E são tantas, tantas, tantas as histórias deste livro que nos ensinam sempre qualquer coisa, não importa a geração, a cor da pele, o sexo, o século.

E nesta Serpa, Vila Branca, em breve assistiremos a uma excelente exposição dedicada a este grande escritor, entre os meses de Novembro e Janeiro. Tem corrido o país todo e tem deslumbrado miúdos e graúdos. Escolas, grupos de teatro, bibliotecas escolares, professores, centros de saúde, todos participarão, todos se juntarão a esta fabulosa exposição, que poderá ser vista na Biblioteca Municipal Abade Correia da Serra. A imagem de baixo dar-nos-á um pequeno cheirinho do que nos espera!

clip_image003

Mas, para compreendermos em pleno todas estas maravilhosas obras de arte; para podermos reconhecer as histórias nos quadros, nas esculturas, nas peças de teatro; para que possamos usufruir em pleno deste grande evento, convém antes de tudo lermos com atenção esta compilação que se encontra agora na nossa biblioteca. São pequenas jóias que, muitas vezes, não passam das oito páginas. E lêem-se de uma assentada, como se de bombons de chocolate se tratassem.

Deslumbrem-se e ressuscitem a criança que existe em vocês.

Hans Christian Andersen conta a sua história (Espanhol)

Imagem retirada daqui

Sem comentários: