domingo, março 21, 2010

Novidades Fresquinhas!

A partir da próxima semana, a nossa biblioteca disponibilizará ao nosso público novos DVDs, desde filmes dos Estados Unidos da América até grandes obras-primas europeias, desde a comédia até ao documentário. É só escolher e ver!

Aqui vai a lista:

Valmont, de Milos Formanclip_image002

Não é uma das melhores adaptações da grande obra-prima de Choderlos de Laclos (Ligações Perigosas) mas, mesmo assim, vale a pena vê-lo. Muitíssimo bem representado, este filme também faz uma óptima reconstituição da época. Conta a história de uma das personagens mais cruéis da literatura mundial: o aristocrata Valmont, que conquista mulheres pelo simples prazer de o fazer, independentemente de destruir as suas vidas ou não.

O Escafandro e a Borboleta, de Julian Schnabel

clip_image004


Aos 43 anos e no auge da sua carreira profissional, Jean-Dominique Bauby, editor da Elle francesa, sofreu um acidente vascular cerebral que lhe paralisou o corpo inteiro... excepto um olho, e a mente. Apesar do tormento, Bauby conseguiu utilizar esse olho para comunicar com o mundo exterior, descrevendo de forma detalhada, letra a letra, as suas angústias, os seus sonhos, o seu mundo interior. Acabaria por publicar um livro autobiográfico com uma mensagem de esperança poderosa.
(Sinopse retirada de http://www.cinema2000.pt/ficha.php3?id=7822 )

Desencontros (We Don't Live Here Anymore), de John Curranclip_image006

Jack Linden (Mark Ruffalo) e Hank Evans (Peter Krause) são os melhores amigos. Professores universitários na pequena cidade de New England, Jack ensina literatura e Hank escrita. Nos tempos livres correm juntos e bebem copos no pub local ao final do dia. São casados e têm filhos. Terry (Laura Dern) é mulher de Jack. Edith (Naomi Watts) é mulher de Hank. À sua maneira, também são amigas. Os dois casais costumam reunir-se à volta da mesa depois de deitar as crianças, o vinho escorre livremente e dança-se com entusiasmo. Mas os Evans e os Linden não são tão felizes como aparentam. (...)
WE DON'T LIVE HERE ANYMORE - DESENCONTROS mostra a perversa história da infidelidade - e a cumplicidade, negação e crueldade que esta lógica comporta.
(Sinopse retirada de http://www.cineteka.com/index.php?op=Movie&id=001568 )

Control, de Anton Corbijn

clip_image008

"Control", realizado pelo aclamado fotógrafo Anton Corbijn, conta a história de Ian Curtis, líder e vocalista dos míticos Joy Division, até ao momento do seu trágico suicídio. Uma história que se confunde com a do som que mudou a face da música. Com interpretações de Alexandra Maria Lara e Samantha Morton, protagonizado por Sam Riley ("24 Hour Party People"), banda sonora dos New Order e músicas dos Joy Division, "Control" documenta as relações de Curtis com a mulher e com a amante, a batalha contra a epilepsia e o caminho para a glória. Ian Curtis suicidou-se a 18 de Maio de 1980, véspera da primeira digressão americana que se desenhava como um novo triunfo para a banda. (Sinopse retirada de Publico.pt)

Mysterious Skin, de Gregg Araki

clip_image010

Realizado por Gregg Araki e baseado no aclamado romance de Scott Heim, "Mysterious Skin" conduz-nos pelas mentes e corações de dois adolescentes. Aos oito anos, Brian Lackey acordou na cave da sua casa com o nariz a sangrar, sem ter ideia de como ali foi parar. Depois disso, a sua vida mudou: fica com medo do escuro, molha a cama e é atormentado por terríveis pesadelos. Agora, com 18 anos, Brian acredita que foi raptado por extraterrestres. Neil CcCormick é o rapaz de que todos gostam mas de que não se aproximam e que aos 18 anos se lembra da relação que tinha com o treinador de basebol quando era miúdo. A demanda de Neil pelo que acha que é o amor leva-o a Nova Iorque. O desejo de Brian de saber o que lhe aconteceu realmente leva-o a Neil. Juntos percebem que os acontecimentos que os marcaram não foram exactamente como pensavam. (sinopse retirada de Publico.pt)

As Confissões de Schmidt, de Alexander Payne

clip_image012

Uma nomeação para o Oscar de Melhor Actor deve ser cartão de entrada suficiente para As Confissões de Schmidt. A história do filme conta-se rapidamente, mas a interpretação de Jack Nicholson mostra que aquele sorriso malévolo também pode dar lugar ao choro compulsivo.

Aos 66 anos de idade, Warren Schmidt (Jack Nicholson) fica viúvo e confinado à solidão. As Confissões de Schmidt fazem lembrar Melhor é Impossível mas, aqui, a carga dramática é bem mais significativa. O sorriso trocista e irónico que vimos em Mr. Udall dá lugar a um choro amargurado ao espelho enquanto Schmidt coloca na cara o creme hidratante da falecida mulher. Para combater a solidão, o vendedor de seguros reformado decide ir ter com a filha Jeannie (Hope Davis) com quem nunca teve uma relação próxima. Esta está em vésperas do casamento e Schmidt tenta travar o matrimónio com Randall Hertzel (Dermot Mulroney), o vendedor de colchões de água que está perto de vir a ser seu genro. Contudo, o dilema entre o egoísmo da solidão e a felicidade da filha invade o protagonista que, entretanto, se corresponde com um menino de nome Ndugu, órfão na Tanzânia. (Sinopse retirada de Publico.pt)

O Meu Tio, de Jacques Tati

clip_image014

O Meu Tio" tornou Jacques Tati numa celebridade mundial, tendo inclusivamente conquistado o Oscar da Academia de Hollywood para o Melhor Filme de Língua Estrangeira. Tati estava nos finais dos anos 50 no auge da sua forma e do seu talento e "O Meu Tio" é uma das mais hábeis, simples, inteligentes e deslumbrantes comédias de sempre. Implacável observador Tati consegue, em "O Meu Tio", colocar em confronto os universos do modernismo sofisticado e do quotidiano vulgar, através da história de um garoto que se aborrece na sua casa electrónica e mecanizada e apenas se sente vivo, feliz e desejado na companhia de um tio com um chapéu ridículo, as calças demasiado curtas e um estilo de vida anárquico e despreocupado, num bairro popular e pituresco. Uma espantosa realização de Tati onde o domínio plástico e estético, a manipulação do som e sobretudo o desenho do gag visual são absolutamente deslumbrantes. (Sinopse retirada de http://programas.rtp.pt/EPG/dois/epg-janela.php?p_id=14665&e_id=&c_id=8 )

Sem comentários: