sexta-feira, maio 22, 2009

O “Adeus” do Projecto/Lê

clip_image002

Num país onde o futebol é mais importante do que a descoberta da cura de uma doença; num país onde os centros comerciais são as novas catedrais e os cartões de crédito os novos deuses: num país onde o medo de perder o emprego leva-nos a pisar o colega do lado e a declarar guerra a quem não pensa como nós; num clip_image008país onde a palavra “jornalismo” é sinónimo de “obediência aos poderosos” ou “vamos lançar o escândalo para as audiências”; num país onde as escolas são vistas como lugares inúteis e os professores como mandriões que não sabem inspirar os alunos; eis que, neste estabelecimento escolar, um clip_image005grupo composto por quatro alunos de uma turma do 12º ano (Ana Aragão, Andreia Sebastião, João Pereira e Margarida Pires) escolheram como Área de Projecto o impensável: falar de livros e incentivar a comunidade escolar a descobrir o prazer da leitura.Foi hoje a “festa de despedida”… e a sala estava cheia. Cheia de turmas dos 7ºs aos 12ºs anos. Durante 90 minutos, o “quarteto-maravilha” expôs as razões que os levaram a escolher uma Área de Projecto tão insólita, explicaram os benefícios da leitura desde tenra idade, mostraram mini-filmes que corroboram a sua opinião e, acima de tudo, tiveram o cuidado de chamar duas pessoas que enriqueceram a sua palestra: a Dra. Cristina Galvão, membro do Plano Nacional de Leitura e o professor Vítor Encarnação, também ele escritor.

clip_image014 Foram 90 minutos bem passados, e quase que nem se deu pela passagem do tempo. Mostrou-se, através de exemplos práticos, como conquistar uma criança para o gosto dos livros desde muito pequena, truques para os pais poderem incentivar os seus petizes a se habituaram alegremente à presença destes instrumentos que nos proporcionam tantas horas de prazer, ouviram-se as opiniões de um escritor que iniciou a alegria da escrita graças a um desgosto de amor, e daí nunca mais parou… E foi um prazer enorme ver pais presentes, professores presentes, membros do Conselho Executivo presentes, elogios dos quatro cantos do País, um blog que, desde Novembro, chegou aos 5.400 visitantes… E a lagriminha no olho da nossa querida colega Dília Fournigault, a coordenadora da disciplina da Área de projecto.

Discretamente, e ao longo dos meses… Deram nas vistas. Foram excelentes clip_image011profissionais, dedicaram-se de corpo e alma à sua longa actividade, ouviram com humildade e entusiasmo os conselhos de pessoas mais experientes, foram elogiados e respeitados por todos aqueles que tiveram contacto com o seu trabalho. Foram de um rigor e de um brio a toda a prova. Por isso mesmo, a equipa da Biblioteca, Centro de  Recursos e Plano Nacional de Leitura dedica este artigo a quatro “miúdos” que conseguiram surpreender sempre, e nunca esperaram mais deles mesmos do que a perfeição. A todos eles, um grande bem-haja!

Que pena já ser o 12º ano…

4 comentários:

Rock In The Attic disse...

Muitos parabéns. Acomopanhei o /Projecto Lê/ através do blogue e a iniciativa foi únoca e exemplar. Que não a deixem cair, é o meu desejo. Iniciativas como esta fazem muita falta no nosso país onde não se lê, onde a iliteracia arrepia e onde se compram livros para enfeitar as prateleiras.

Bem Hajam!

Anónimo disse...

Adorei a apresentação! Achei que foi muito interessante e que deveriam haver mais projectos destes. Os alunos do 12º ano trabalharam muito e conseguiram superar as minhas espectativas...Parabens a todos!

Projecto /Lê/ disse...

Gostaríamos de agradecer por todo o apoio que nos deram ao longo do ano. Foram incansáveis connosco, ajudando-nos sempre que precisávamos, até mesmo pelas sugestões que nos foram dadas, muito obrigado. Se o nosso trabalho teve este resultado final, em parte, se deveu ao vosso auxílio em alguns aspectos. Mais uma vez, muito obrigado.

Projecto /Lê/

Anónimo disse...

Olá. Se não fosse pedir muito, gostávamos que nos enviasse as fotos da nossa apresentação para o nosso email. Nós já tinhamos tentado contactar pot email mas não obtivémos resposta.

Obrigado,
Projecto /Lê/