segunda-feira, maio 11, 2009

Estante Do Mês

O título desta estante é muito sugestivo: Os Livros Que Fizeram Filmes. Desta vez, decidimos juntar o agradável ao prazer: horas de leitura, finalizadas com um bom filme.

Adaptar uma obra para cinema não é nem um pouco fácil: é preciso sabermos condensar em duas/Três horas uma narrativa que levou, no mínimo, vinte e quatro horas a ser lida. É preciso transportar as descrições para a atmosfera da película, é preciso retirar aquilo que é pormenor e basearmo-nos no essencial, para que um filme seja eficaz. É preciso escolhermos os actores certos e, por fim, realizarmos uma montagem que se adeqúe ao tema do livro. Tudo isto sem desvirtualizar ou danificar a história original. Por isso mesmo, o cinema é também, como a literatura, arte.

Os livros são acompanhados pelo respectivo filme (nem todos: uns estão alugados, outros não os temos). Tivemos o cuidado, desta vez, de colocar na “montra”, obras que foram de facto adaptadas para livros, e que fizeram história. Os alunos poderão levar o romance e o vídeo para casa… E compará-los no aconchego do lar!

Sem comentários: