sábado, maio 08, 2010

Quem Disse Que Os Rankings São Sempre Maus?

 

clip_image004 Sabiam que três quartos dos oceanos já estão totalmente esgotados de vida? Nós estamos a falar a sério: nesse vasto espaço líquido já não há nada, absolutamente nada! E este vácuo horripilante, este “buraco negro” de cor azul tem como grande culpado a pesca intensiva. Por exemplo: se pescarmos um quilo de camarão, apenas um quilo, pelo menos dez quilos de outras espécies são dizimadas, de acordo com o video criado no expresso.pt (http://aeiou.expresso.pt/video-nao-mordas-o-anzol=f581268). Não admira, portanto, que os peixes de aqua-cultura sejam cada vez mais uma última escolha e não uma opção: muitas trutas e salmões que adquirimos nos supermercados já não vêm directamente do mar, vêm de “estufas marítimas”, precisamente porque já quase que não são encontrados no seu habitat natural. E para quem gosta de sushi é bom mesmo que deixe a sua consciência à porta do restaurante japonês: graças à “Sushimania” pelo mundo fora, estima-se que, no ano 2012, já não exista nos mares o famoso atum-azul (se pensam que estamos a ser alarmistas, leiam este artigo: http://veja.abril.com.br/040707/p_098.shtml). Quanto aos portugueses, antes de atirarem pedras ao telhado do vizinho do lado, é bom mesmo que se lembrem que o bacalhau está praticamente extinto nos mares do Norte da Europa.clip_image002

Ora, a Greenpeace, aquela ONG chatérrima que defende o meio-ambiente e está sempre a pôr o dedo na ferida, decidiu criar, há cerca de três anos atrás, um ranking de supermercados amigos ou inimigos dos oceanos. Descobre a cor do teu supermercado é o slogan desta lista, que pode ser consultada na página portuguesa (http://www.greenpeace.org/portugal/). E já andam por aí: se virem uma grande bola de pêlo vermelha, laranja ou verde a deambular pelo vosso supermercado, não se assustem: são os activistas desta ONG a informar-vos das políticas de venda do local onde enchem a vossa dispensa (ver segunda foto, à esquerda).

E os resultados não se fizeram esperar: a cadeia de supermercados Lidl, que em 2008 tinha ficado no “honrado” primeiro lugar como sendo o supermercado mais inimigo da vida marítima, aproxima-se actualmente da “marca verde”. Neste terceiro Ranking de Retalhistas, o Lidl mantém-se líder, aproximando-se do verde, por ter dado passos concretos e seguros no sentido de excluir o pescado mais insustentável e favorecer as melhores práticas de pesca. A Sonae e Auchan são semelhantes nas suas políticas, sendo que Sonae leva a vantagem por partilhar pormenores do seu plano para rever a gama de produtos de peixe que oferece, conseguindo assim entrar na “gama laranja”.

Vale a pena chamarmos a atenção para este ponto: em menos de três anos o Lidl fez um esforço enorme para mudar as suas políticas de venda e, por isso mesmo, está de parabéns e merece a nossa fidelidade e respeito. É que não é todos os dias que uma empresa assume os seus erros e rapidamente tenta corrigi-los. Assim, um bem-haja a toda a equipa visionária que soube arregaçar as mangas e dar um bom exemplo.

FOTOS:

Activistas da Greenpeace nos supermercados Continente

Atum-Azul (cardume)

Spot Publicitário da Greenpeace “Dê Um Futuro Para Os Seus Filhos” (Brasil);

Sem comentários: