domingo, maio 23, 2010

Com Que Então, Já É Um Trintão...

clip_image002

Estávamos no ano de 1980 quando Tohru Iwatani, um japonês meio marado, decidiu criar um jogo bastante simples mas desesperadamente viciante: uma bolinha comilona que andava, num labirinto, atrás de uns monstrinhos meio-polvos de várias cores. Numa determinada altura, os perseguidos tornavam-se os perseguidores (desde que conseguissem abocanhar um dos vários círculos espalhados pelo labirinto) e, desta vez, quem fugia era o pacman, a tal bolinha amarela que devorava tudo à sua passagem. Aliás, a ideia ocorreu-lhe num jantar entre amigos (pelo menos é o que diz a lenda...), quando a pizza foi servida e uma fatia foi retirada. Tohru reparou, então, que a mesma parecia ter a cara de um risonho comilão de boca aberta. Quanto aos “meio-polvos”, estes são, na verdade, quatro fantasmas, conhecidos pelo nome de Galaxians: Blinky, Pinky, Inky e Clyde. Tohru desejava criar algo clip_image004diferente do que então havia, uma série de Shoot-em-ups, ou seja, jogos de tiro e pontaria, quase todos relacionados com naves espaciais e batalhas galácticas (fartei-me de jogar uma data deles. Meu Deus! Estou mesmo a ficar velha...).

Parece uma coisa muito infantil, certo? Errado: em menos de seis meses, a loucura invadiu o planeta e, tal como muitos lendários jogos (Tetris, Cubo Mágico, Sudoku, etc) não havia ninguém que não andasse a brincar com esta pequena maravilha tecnológica. Era hilariante, soltavam-se imensas gargalhadas e os sons e a música aumentavam a boa disposição. Hoje em dia, quase toda a gente conhece, mesmo de olhos fechados, a “canção” original deste jogo. E à custa desta “infantilice” venderam-se t-shirts, bonés, camisolas, toalhas de praia, canecas com os galaxians, esferográficas, posters...

Recorde-se que, há trinta anos atrás, os computadores pessoais eram coisa de séries de ficção-científica, estilo Star Trek. Em vez disso, existiam gigantescas máquinas de jogar nos cafés e nos restaurantes, colossais brinquedos que consumiam horas e horas de dinheiro e tempo (os americanos ainda têm salas de jogos dedicadas exclusivamente a estas relíquias. Podem ver um exemplo na foto à direita). Tornou-se um hábito os jovens saírem à noite para conseguirem atingir o primeiro lugar na “lista de honra”. Os recordes ficavam à vista de todos, e quem conseguisse “reinar” durante um mês era quase um herói do bairro. Note-se, também, que nessa altura, os nicknames já eram uma coisa comum...

Em honra deste jogo, explodiram uma série de bandas a cantar louvores à bolinha: o grupo The Pac-Man foi o mais famoso de todos, e criou uma canção electrónica que correu mundo. É interessante notarmos que esta banda teve a ideia genial de misturar os sons do jogo com o ambiente da sua canção. E, quase trinta anos depois, ainda vale a pena ouvi-los!

O Quê, nunca jogaram este jogo???? Então, estão à espera de quê??? Juntem-se ao clube no seguinte link: http://www.pacmangame.net/ .Em tempos de crise como a que vivemos, vale a pena desanuviarmos a cabeça com uma monumental e bem-disposta parvoeira. Divirtam-se!

The Pac-Man- I'm A Pacman (1981)

Imagens retiradas daqui e daqui

Sem comentários: