quarta-feira, janeiro 21, 2009

Emo: Uma Nova Tribo Urbana

Não existe definição para descrever um emo. Como o próprio nome indica (o termo vem das palavras inglesas emotive e emotion, isto é, “emotivo” e “emoção”) são pessoas muito emocionais e sentimentais, ouvem estilos de música diferentes e vestem-se de maneira diferente, embora a parte mais importante seja mesmo o modo como pensam, a sua maneira de ser. my%20chemical%20romance

Como já disse, os emos são muito sensíveis e afectuosos. São contra a violência, não suportam ver animais serem maltratados e odeiam o mundo em que vivem porque, para eles, tudo é superficial e fútil. Por fim, choram muito. Na verdade, alguns deles sentem as emoções de uma maneira tão forte, que chegam a cortar os pulsos.

Por mais estranho que pareça, a maior parte dos emos não se admitem como tal, porque não querem ser vistos como posers – falsos emos – ou porque não querem ser descriminados (com efeito, são muitas vezes olhados como sendo “maluquinhos”, “esquisitos” ou gays). Os posers, ou a maior parte deles, apenas se vestem como os emos, mas não pensam como um.

Os rapazes desta nova “tribo” usam, geralmente, franja lisa a tapar um dos olhos, ténis All Star, Vans ou DC’s, calças justas e tshirts com estampados. Não têm medo do seu lado feminino e, por isso, usam muito eyeliner. As raparigas usam também franja à frente dos olhos, nunca se esquecem do seu eyeliner, compram as mesmas marcas de roupas e vestem calças justas ou saias rendadas, com meias até ao joelho. Também gostam de vestir collants ou leggings e tshirts com estampados.

Os emos usam cores escuras, normalmente o preto, vermelho, roxo e rosa-choque. A música também é muito importante, visto que provém do estilo emocore. As bandas mais conhecidas são os My Chemical Romance, Underoath, Bring Me The Horizon e Alesana, entre outras.

Texto de Carolina Valente

Foto dos My Chemical Romance retirada do site:

http://www.idancerecords.com/ebay/products/midi_products/rock_midi/rock_midi.htm

… E uma musiquinha Emo, para aguçar o apetite

My Chemical Romance – The Ghost Of You

http://www.youtube.com/watch?v=0Owt5szhXLI&feature=related

3 comentários:

Anónimo disse...

Na vida nada é novo tudo se transforma e evolui. Penso que os Emos, tal como são descritos, mas mais como nos são dados a ver, são uma versão anos 2000 dos "meus" saudosos góticos dos anos 80.
As identidades criam-se na adolescência e gosto de saber que as "tribos" já têm preocupações com o que os rodeia e não olham somente para o umbigo (os góticos em estado puro eram um pouco assim).
A parte de cortarem os pulsos... well, há extremistas em todo o lado.

Anónimo disse...

Bom,Agora a nova tribo é a dos Coloridos,chamados de HappyColors eles não são tristes e ao contrário todos eles são felizes e são influenciados com as novas bandas de rock como Cine,Restart,Metro Station e outros.

Anónimo disse...

só para constar q restart e cine ñ são rock!São power pop,e portanto ñ são do estilo emocore.
Não somos estranhos,e nem possuimos nenhum disturbio sexual como muitos afirmam,e muito menos nos vestimos como arco-irís.
Cortamos os pulsos,pq a dor fisic a nos atinge bem menos q a emocional,a dor é como um simples momento em q esquecemos a dor emocional.
Se sou emo ou não,isso a alma propria já diz,e só um verdadeiro emo reconhece o outro...Pois nesse mundo hipócrita,está havendo a ocorrencia de muitos pozers,q estragam nossos nomes por aí.(e o fato de usarmos "x"em todas as palavras,é coisa de pozer!!!