quinta-feira, janeiro 22, 2009

A Ciência Explica

Por que é que as pessoas que sofrem de artrites “adivinham” o tempo do dia seguinte?

clip_image002 Ao contrário do que se pensou durante muito tempo, estes queixumes dos nossos avós não são produto do folclore popular e da superstição: os seres humanos que sofrem de reumatismo, por exemplo, conseguem de facto prever se amanhã vai ser um dia chuvoso ou não, se vai fazer calor ou frio. Não, eles não se transformaram em videntes, e a Ciência já encontrou várias razões que podem explicar, de uma forma absolutamente lógica e racional, a existência deste fenómeno doloroso (e cómico!).

Para começar, os nossos músculos são extraordinários, no que se refere a ajustarem-se a mudanças de temperatura. Os tecidos do corpo humano são elásticos e tão depressa incham como depressa se contraem, cada vez que há uma pressão atmosférica. Este mecanismo de adaptação é tão fenomenal, que a maior parte de nós nem sequer se apercebe do que se está a passar dentro do nosso corpo. Todavia, os músculos danificados tendem a ser muito mais rígidos, densos e quebradiços. Por isso mesmo, demoram muito mais tempo a adaptarem-se às mudanças do tempo. Daí as “profecias” dos nossos avós: “Leva o guarda-chuva, olha que vai chover!”.

Há duas outras explicações lógicas: os músculos lesionados tendem a inchar, sempre que há excessiva humidade no ar, e os nervos à volta do mesmo “interpretam” este inchaço como dor. Por fim, uma experiência recente feita por uma equipa de cientistas japoneses chegou à conclusão que, quando o corpo humano é sujeito a uma pressão atmosférica, há gazes que são gerados entre as vértebras. Estas bolhas de ar são mais comuns entre as pessoas mais velhas ou pessoas que sofreram acidentes, uma vez que estas vértebras se encontram muito mais deterioradas do que nos humanos jovens e saudáveis.

Afinal, os nossos avós tinham razão. E nunca é tarde para se começar uma carreira na TV…

Foto retirada de: http://simplesana.zip.net/arch2007-08-26_2007-09-01.html

2 comentários:

EB1 Aldeia do Futuro disse...

Foi-vos dado o prémio “Pedagogia do Afecto”. Visitem-nos e saberão mais.
Margarida Contente

Anónimo disse...

Obrigada pelo prémio! Já vi o vosso blog. Continuem, está muito giro!

Ainda não tenho conta na google, por isso escrevo no espaço dos anónimos, embora assine por baixo.

Um abraço da Sandra Costa.

:)