terça-feira, fevereiro 08, 2011

Quando A Realidade É Mais Fascinante Do Que A Ficção!

clip_image002

O estranho mundo das number stations

clip_image004São estranhas, bizarras, fascinantes, cheias de mistério e de muitos segredos escondidos. Não se sabe quem está do outro da linha a mandar mensagens, o que estarão a conspirar. Não se consegue quebrar o seu código, não se consegue detectar que estação de rádio está a passar estes intrigantes recados, e é extraordinário como, na era das internets e dos telemóveis, ainda hoje, mais de 30 anos depois da primeira vez que estas trocas de informação ultra-secreta entre espiões começaram a ser transmitidas, ainda hoje são usadas por tudo o que é círculos poderosos (segundo o Projecto CONET, uma gigantesca recolha em quatro cds de mais de 150 mensagens crípticas, estas transmissões já duram desde a II Guerra Mundial). Chamam-se Number Stations (estações de números) transmitem os seus códigos em algarismos falados nas mais diversas línguas, qualquer um pode tropeçar nelas numa noite de insónia e são às centenas!!!

Por que motivo são tão eficazes e ainda tão usadas, se vivemos numa era de computadores e passwords tão ultra-secretas e supostamente inquebráveis? Bom, mudar para quê?? As emissões de curta frequência não deixam rasto nem podem ser detectadas. De facto, um pequeno passeio no computador, como estou a fazer agora mesmo, deixa rasto no disco rígido, o que não acontece numa estação de rádio. Mais ainda, o código de números é super-simples e, por isso mesmo, brilhantemente eficaz (em mais de 30 anos, só foi quebrado duas vezes!). Mandar mensagens via curta frequência é bastante mais eficaz e barato do que pagarmos fortunas a hackers para nos blindarem as nossas conversas top secret. Por isso mesmo, nem sequer se importam se uma legião de fanáticos anónimos, ansiosos por serem os próximos a quebrar o código, estejam neste preciso momento a ouvir o “bate-papo” entre espiões.clip_image006

Mas há, de facto, uma série de mistérios à volta destas estações: por que motivo, em cerca de 30 anos, estas estações nunca foram anunciadas nas televisões e jornais? Por que razão as estações do leste da Europa continuam a transmitir números quando, supostamente, depois da queda da União Soviética, já deviam estar fora do ar? Por que motivo a number station da República Checa continua a operar 24 horas por dia? Por que razão elas podem interferir com o tráfico aéreo e com outros serviços de rádio básicos sem terem que dar explicações a ninguém? Quem está por detrás delas e quem as protege?

Mas aquela que indiscutivelmente mais fascina tudo e todos é a estação russa UVB-76, mais conhecida por The Buzzer (a zumbidora), devido ao facto de transmitir durante 24 horas consecutivas um zumbido estranho, que ninguém faz a mais pálida ideia do que pode ser (poderão escutá-lo aqui: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/26/UVB-76.ogg). De quando em quando, este estranho som é interrompido, para dar lugar a uma voz humana que, mais uma vez, fala por códigos muitas vezes numéricos (http://soundcloud.com/djoutcold/uvb-76-aug-23-2010-9-32ampst).

Criou-se uma lenda fascinante à volta UVB-76: diz-se que, no dia em que sair do ar, é sinal de que uma guerra nuclear vem a caminho e, quem sabe, os mísseis já estarão a chegar às nossas casas! Calculem, portanto, o pânico que muita gente sentiu quando, no dia 6 de Dezembro de 2010, a estação encontrava-se sinistramente silenciosa. Felizmente, horas depois, já estava a funcionar na perfeição do costume. Mas, desta vez, tinha um zumbido diferente… Que se terá passado? Alguém descobriu o código e, à pressa, arranjaram outro?

Para quem quiser escutar estas estranhas mensagens (e algumas são autênticas caixinhas de música!) podem clicar no seguinte link: http://www.archive.org/details/ird059. Ficarão a saber mais das number stations e do Projecto CONET. Há quem arranje teorias da conspiração ainda mais estranhas, ao afirmar que estes códigos numéricos são conversas entre os governos da Terra e os governos inter-galácticos. Mas são poucas as pessoas que acreditam em tal. É que as number stations são um dos pouquíssimos casos em que a realidade ultrapassa a ficção: são de tal modo fascinantes que nem é preciso ajuntarmos mais detalhes à história.

Number Stations

 

Imagens retiradas de: 1  2  e  3

1 comentário:

Mariza disse...

Estas imagens dizem respeito à criação do Muro de Berlim. Ainda hoje fico arrepiada só de as ver. É um episódio estranho da História da Humanidade, a criação de um muro que dividiu um país e, sobretudo, a sua capital.