quarta-feira, fevereiro 23, 2011

Quem Nos Dera Que Fossem Todos Assim…

Não gosto da escola. A escola é uma seca. Que chatice aprender, que chatice trabalhar. Se ganhasse a lotaria já não fazia nada. É uma pena não ser rico, que é para viver à grande. Quando é que chegam as férias grandes? Estou velho demais para isto.

Se estas citações não vos dizem nada, os nossos pêsames: bem-vindos a Portugal, a terra onde quase ninguém gosta de fazer nada, onde são poucos os que gostam de ler, de descobrir novas coisas. A terra onde a maioria das crianças só põem os pés num museu quando são os professores a marcar uma visita de estudo. A terra onde os cientistas são literalmente ignorados e o futebolista mais fraquito merece 10 minutos de atenção num telejornal.

É por isso que pessoas como João Sabino (na foto), que tem 90 anos, são exemplos a seguir: com esta bela e invejável idade, pasme-se que decidiu… voltar a estudar. É isso mesmo, entrou para um curso profissional das Novas Oportunidades, em Salvaterra de Magos, e tenciona, assim, ganhar a equivalência ao 9º ano.

"Vou começar a mexer em computadores", contou entusiasmado João Sabino que aos 11 anos de idade começou a trabalhar no campo e não teve oportunidade de aprender as primeiras letras na escola. "Comecei a ler aos 19 anos, quando começou a guerra", disse à agência Lusa, confessando que a curiosidade em ler o que vinha no jornal o levou a juntar as sílabas e passar a "ler melhor" que quem lhe ensinou as primeiras letras. (…)

A terceira classe foi tirada quando tinha já 34 anos, época em que foi feitor nas quintas da Mata do Duque e dos Fidalgos e em que começou a inventar máquinas agrícolas que, assegura, eram únicas. (…) À Lusa confessou que obter o 9.º ano é apenas sinal de que quer continuar a aprender, porque, embora use bengala, tem "muita vitalidade" - continua a conduzir - e a cabeça "está boa".

Estamos curiosos: como é que irão reagir os seus colegas “jovens e modernos”? Ou muito nos enganamos ou a presença deste ancião irá criar alguma vergonha nos putos de hoje, e irá melhorar a assiduidade dos alunos e o ambiente na sala de aula. É que ser ultrapassado por um “velho” de 90 anos não é coisa que um adolescente aguente com sentido de humor.

Bem-vindo, João!, exclamam todos os professores de Portugal. Quem nos dera que todos os alunos fossem assim…

E em Moçambique é isto que se canta…

A foto e o excerto da notícia foram retirados daqui:

1 comentário:

Lyta disse...

Deixa estar que, muito em breve, os jovens valorizarão o Ensino. É que a Escola pública vai acabar. Nessa altura saberão dar valor àquilo que perderam...