domingo, outubro 18, 2009

Quem Quer Comprar Um Manto De Invisibilidade, Quem Quer?

clip_image001

Imagina que tens acesso a este extraordinário poder: o poder de literalmente desapareceres, quando te convém. Para muitos seres humanos, este “dom” iria servir para podermos gravar denúncias dos direitos humanos, infiltrarmo-nos em redes mafiosas e apanharmos com a boca na botija os criminosos. Para muitos outros, esta útil ferramenta seria usada para fins de chantagem física e emocional. Quantas empresas não iriam vigiar os seus empregados, quantos segredos das nossas vidas íntimas não seriam expostos em público, quantas casas não seriam assaltadas, quantas guerras seriam criadas, à custa deste “manto”?

Ah, mas isso é só fantasia, pensam vocês. Bom, o problema é que… daqui a uns anitos, deixará de o ser: segundo o jornal diário Correio da Manhã (http://www.correiodamanha.pt/canal.aspx?channelid=00000009-0000-0000-0000-000000000009), uma equipa de cientistas japoneses, em competição com outra equipa da Califórnia, conseguiu criar um “semi-manto” de invisibilidade, para espanto de muitos fãs do Harry Potter (foto em baixo).

clip_image003O desejo de nos tornarmos invisíveis vem de longe, e é um dos temas preferidos da ficção-científica. Na obra O Homem Invisível, de H.G.Wells, uma série de experiências químicas gera um homem invisível. A solução parece estar nos metamateriais, compósitos artificiais que podem ser construídos para interagir com ondas electromagnéticas de formas totalmente diferentes das dos materiais naturais. De facto, a solução está na nanotecnologia e nos chamados Metamateriais, altamente sensíveis à luz. As leis da Física já provaram que é possível criar campos magnéticos num material, de forma a torná-lo invisível ao olho humano. Esse material agiria como um escudo e desviaria os raios de luz que viessem na direcção do objecto. Assim, ele não reflectiria a luz, tornando-se invisível.

Por enquanto, os protótipos são promissores, mas não definitivos. Porém, uma vez descoberto o big secret, convém também começarmos a pensar nas implicações morais e éticas da criação deste objecto. Quem terá direito a usar este manto e para quê? Até onde acaba o divertimento e começa o abuso de poder? A Humanidade será mais feliz, com a descoberta deste invento? Que farão os governos, os terroristas e os poderosos, quando tiverem acesso a esta engenhosa ferramenta para espias e assassinos?

Por enquanto, o perigo ainda não espreita às nossas portas. Todavia, o melhor mesmo é começarmos a ficar “de pé atrás”. Quantos aos feiticeiros… se eles existem, são muito mais humanos do que nós…

Fotos retiradas de:

http://xquimica.blogspot.com/search?q=

http://www.correiomanha.pt/

Sem comentários: