Por Que Razão As Formigas Não São Cozinhadas Pelos Nossos Microondas?
Ah, as formigas… Uma das grandes pragas de qualquer casa e de qualquer jardim ou varanda. Não importa se foi acabadinha de construir, se tem mais de cem anos, se foi restaurada, se está cair aos bocados. Uma casa nunca é uma casa, se não tiver formigas. Na verdade, o único lugar do mundo onde (parece…) que elas não existem, são os laboratórios científicos.
Estas simpáticas e minúsculas criaturas são um verdadeiro milagre da Natureza: carregam dez vezes o peso do seu próprio corpo, sobrevivem a radiações, furacões, tsunamis, a fúria de uma dona de casa zelosa, e só morrem vítimas de um insecticida, desde que este seja um bom e actualizado insecticida. São tão fenomenais, que são capazes de entrar no nosso microondas, acompanhar o “bronzeado” da caneca de leite quentinho… e saírem perfeitamente ilesas, como se uma exposição radioactiva altamente perigosa não passasse de uma tarde agradável numa solarenga esplanada. Como é que isto é possível?
A resposta é inesperadamente simples: dentro de um microondas, há várias densidades de energia. Em certos lugares, as radiações são muito mais altas, enquanto que noutros espaços, a densidade é muito mais baixa. É por isso que todos os microondas, hoje em dia, possuem um prato giratório, de forma a cozinharem os alimentos de uma forma uniforme. Se tal não existisse, metade do nosso arroz de frango ficaria cru e a outra metade estaria apetitosa para o jantar.
Um dos espaços onde há muito pouca energia é precisamente no fundo, junto às paredes metálicas deste forno. As formigas “pressentem” quais são as zonas mais quentes e mais frias, e refugiam-se nesses lugares, até o senhor ser humano abrir a porta do microondas e retirar a caneca de leite. Além disso, por ser tão minúscula, se for apanhada por acidente numa “zona quente”, o seu micro-corpo arrefece com muito mais facilidade do que um objecto quente, o que lhe permite escapulir-se depressa para o cantinho mais fresquinho do aparelho (Já agora, colocamos aqui um desafio aos doidinhos por estas curiosidades científicas: as formigas dormem??? Toca a investigar…)
Para vocês terem uma ideia da escala do mundo dos insectos, vejam uma parte de um filme/documentário francês, de nome “Microcosmos”, uma verdadeira obra-prima que, infelizmente, está muito esquecida: como será um dia de chuva no reino dos micro-bichinhos? Que peso terá uma simples gota de água na cabeça de um caracol ou de uma formiga?
Microcosmos – Um dia de Chuva no Mundo dos Insectos
Imagens retiradas de:
http://sitecomidinhas.wordpress.com/2008/01/21/voce-e-formiga-entao-fuck-tu/
http://media.photobucket.com/image/formiga/southafrikanse/formiga.png
Sem comentários:
Enviar um comentário