quarta-feira, outubro 28, 2009

Bibliomúsica – Voltámos ao Retro!!

Meu Deus, este grupo inglês, White Lies, é tão anos oitenta, tão século passado!! Estamos mesmo numa de movimento “Retro” (da palavra “retroceder”, voltar atrás no tempo) e já os Franz Ferdinand fizeram e fazem precisamente o clip_image002mesmo. Ou seja: à falta de sons interessantes no tempo presente, vai-se à caixinha de surpresas da mamã e dos avós…

Mas estas fases “retro” são necessárias, na medida que oferecem às novas gerações os ritmos, sons, melodias e efeitos que os nossos papás escutavam com prazer e que, de outra forma, acabariam no esquecimento de uma caixa de Lps amontoados numa feira da ladra qualquer. É através desta descoberta dos “oldies” (as músicas “velhinhas”), que se cria sempre algo de novo: a música do futuro.

E caso não o saibam, o supra-sumo do “chique a valer”, o que está a dar, o que está verdadeiramente “in”, não são os i-pods e os i-phones. Isso é para gente “quadrada”, “ovelhinha de rebanho”. Pois é, meus amigos: os Lps voltaram a ser a grande moda, assim como os gira-discos. As lojas que os vendem crescem como cogumelos em todo o planeta, e os jovens redescobriram o prazer de pôr o vinil na rodela, sacar da agulhinha e escutar o som fabuloso, que só um Lp consegue ter. A era digital tem os seus convenientes, é claro. Porém, o ritual de nos prepararmos para escutar uma canção e de quase a tocarmos, perdeu-se quase definitivamente.

Por isso, os putos de hoje, andam fascinados com tudo o que é “retro”.

O armário dos papás voltou a ter aquele charme perdido…

Comparem as duas músicas e divirtam-se!

White Lies- To Lose My Life

http://www.youtube.com/watch?v=l3P4MAwdBtI

Duran Duran – Planet Earth

http://www.youtube.com/watch?v=1mmEr5_e5RE

Foto retirada de:

http://colunadallas.wordpress.com/2009/04/30/vinil-vitrine-da-arte/

Sem comentários: