quinta-feira, outubro 08, 2009

Os Jovens Falam

A Influência dos grupos

 Ano após ano, milhares de adolescentes são influenciados por grupos considerados “fixes”, e todos os jovens que queiram fazer parte do mesmo, têm que “praticar” algumas actividades ou hábitos clip_image002próprios, para que possam ser aceites como, por exemplo, fumar, tomar drogas, roubar, beber bastante, etc.

Apesar dos esforços dos pais e dos professores, pouco se faz para parar com este tipo de comportamentos! Afinal, de quem é a culpa ou, melhor dizendo, o que é que está a falhar? Os professores, em todas as escolas, falam destes problemas com os alunos, criam debates e oferecem-se sempre para nos ajudar; os pais criticam a alertam os seus filhos para o “mau caminho” que estão a seguir; por fim, o cinema, a televisão e as revistas abordam cada vez mais este assunto actual, de modo a mostrarem aos jovens que não estão sozinhos e para “aconselhá-los” a tomarem as melhores decisões para a sua vida. Então, o que está falhando?

Normalmente, o que leva certos adolescentes a quererem fazer parte destes grupos são jovens cujos pais e familiares se encontram ausentes. Sentem-se sós e, por isso, sentem a necessidade de serem amados. Os professores não são vistos como amigos.

Este tipo de adolescentes tem como ideia de que os “amigos” são simplesmente as pessoas que estão com eles diariamente. O problema é que eles, por vezes, não os ajudam e levam-nos a cometer erros e a “desperdiçar” a sua vida, em vez de serem aqueles os verdadeiros companheiros que todos nós desejamos: alguém que está pronto para nos ajudar e que tenta guiar-nos para caminhos melhores, mas sempre sem nos influenciar.

Os adolescentes devem escolher! E casos raros como estes são a prova de que uma vida melhor está apenas nas suas mãos!

Texto de opinião de Ana Borralho, 8º B (com a colaboração de Mariana Neca, 8ºB)

Foto retirada de:

http://oteumundo.wordpress.com/2009/03/11/o-mundo-obscuro-da-adolescencia/

Sem comentários: