quinta-feira, dezembro 18, 2008

A Turma A do 7º Ano Explica o Que É o Natal…

O Departamento de Línguas da nossa escola decidiu festejar o final do primeiro período, com uma série de actividades relacionadas com o dia de Natal, de nome Natal Europeu. Houve um pouco de tudo: receitas alusivas à quadra, vindas de vários países; representações de várias peças de teatro do clube de teatro da nossa escola ((En)Cena); exposição de brinquedos antigos e novos, montada pelos alunos do curso profissional TAP; e foram também desenvolvidos trabalhos de pesquisa sobre os usos, cantares e tradições deste dia especial, em vários países da Comunidade Europeia. Todas estas actividades tiveram lugar na sala de convívio dos alunos, com muita decoração e alegria à mistura. Em breve, falaremos mais destes três dias…

No caso da disciplina de Inglês do 7º ano, a professora sugeriu à sua turma que se fizesse um pequeno filme. Nele, os alunos explicariam por que razão o Natal é ainda hoje um dia tão especial, para todos nós. Quase todos realçaram o valor da família e alguns (é claro!) falaram do prazer de receber presentes. Porém, não nos devemos esquecer de um pormenor importante: o Natal celebra o nascimento de Jesus Cristo. E embora todos saibamos, actualmente, que esta data é fictícia (ainda hoje não se sabe ao certo quando nasceu o Filho do Homem), este feriado deve servir, acima de tudo, para pensarmos no valor que damos às coisas verdadeiramente importantes da vida: o desejo de partilharmos e a força do perdão.

Resta-nos agradecer à equipa do Centro de Recursos, por nos terem disponibilizado a câmara de Filmar e o tripé, precisamente numa altura em que quase todas as turmas estavam mergulhadas em mil e uma actividades e, por isso mesmo, estavam sempre a requisitá-la!

S.C.

12 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns a todos os alunos do 7ºA e às suas professoras espectaculares.
Beijinhos e Bom Natal
Olinda

Anónimo disse...

Oh, o nosso vídeo está tão giro! Eu estava a conter o riso pra ver se não me ria das figuras do João Maria, das brancas do João Miguel, dos "esquece" do Miguel Monteiro xD , e especialmente do Diogo Infante e do seu maravilhoso "In my opinion" . O Warley e o Mário muito giros xD

Beijos e feliz Natal!

Hurtiga disse...

Gostei do vosso vídeo.

Bom Natal!

Camila disse...

Olá.

Descobri-vos por acaso neste mundo imenso da blogosfera.

Deixo-vos o incentivo de que continuem e um voto de Boas Festas.

Cumprimentos,

Camila

Stora Carla Nunes disse...

Vou partilhar o vosso site com as colegas de Inglês! Fantástico!

Parabéns e Boas Festas a todos (alunos e professores)!

Maria Sobral disse...

Parabéns.
Vou divulgar o vosso filme.
A primeira parte tem uma sequência de imagens que é um excelente convite à reflexão.Adorei!
Os enganos da segunda parte, vá lá, como é Natal, temos que ter boa vontade, mas, não me levem a mal a sinceridade,quebraram um pouco a magia do momento anterior.

Anónimo disse...

Nice work! The Christmas is better with works like this one.

Esperamos agora que também possam participar no BiblioFilmes Festival com um filme que seja baseado/inspirado em livros. Até Abril ainda têm tempo de se preparar.

Boas Férias e Boas Festas

Equipa BiblioFilmes Festival

Anónimo disse...

Obrigada a todos pelos comentários.

Reparei nos erros, é claro,mas no meio de uma série de sequências gravadas, aquelas eram as melhores. O problema destas handycams é gravarem QUALQUER barulho!

Um bem-haja a todos!

Sanda Costa

Anónimo disse...

Parabéns mas deixem-me opinar ... ou apaguem, ok?

começou lindamente ... estava adoptado para reenviar para amigos já que ainda não sei bem o que dizer ou de preferência mostrar de modo a não ter que escrever (o Natal dá uma certa susceptibilidade aos cotas -e não só, bem sei).

depois, my God ... malta, porquê sempre as mesmas palavras? e depois as prendas, a parte consumista...

para finalizar, a família está todos os dias enquanto existir por isso, tomem bem conta dela.

Tenho a certeza absoluta que este grupo de pessoas conseguirá superar-se depois desta estreia. Assim, para todos, um abraço de boas festas, de bem-estar familiar e com cada um. Parabéns :-)

(e por hoje, não quero ter nada a ver com a sinistra Ministra eheheh)

Unknown disse...

Great job!
Já adicionei aos favoritos ;) Assim vou passando por aqui para ver as novidades!
Merry Xmas and a Happy New Year!!!!

Anónimo disse...

Ao contrário de algumas opiniões aqui expressas, gostei mais da 2ª parte do vídeo. É mais original que a primeira pois é feito com os miúdos. Desejos consumistas? Claro que alguns são! Mas mais vale a sinceridade que a hipocrisia que muitos apregoam à boca cheia nesta altura. Adorei a ideia e, como ninguém nasce ensinado sei que o próximo video vai ser ainda mais espectacular! Aliás os bloppers estão na moda, não é?

Anónimo disse...

... este comentário só poderia advir de um anónimo ...
Tenha calma ... a crítica foi construtiva. A primeira parte, pensei que tivesse sido feita por alunos ou pelo menos com eles.

TNT