sábado, dezembro 13, 2008

Baú da Avozinha

Michelangelo Merisi da Caravaggio

clip_image002

Se existe um artista que representa na perfeição o mito de “que só os loucos é que fazem Arte”, Caravaggio é o exemplo perfeito. Brilhante, genial, controverso, este pintor nasceu na cidade de Caravaggio, no ano de 1571 (daí o seu apelido: Miguel da cidade de Caravaggio) e morreu em 1610. Muito jovem, portanto. O que não é para espantar, tendo em conta o estilo de vida que levava.

Já desde a sua infância, levava a pintura muitíssimo a sério, e todos os estudiosos da sua vida concordam que era um perfeccionista. O seu estudo exaustivo do corpo humano fez com que ele pintasse todo o tipo de seres humanos: jovens e velhos, homens e mulheres, doentes e sãos, amputados e deficientes. Com efeito, a sua procura incessante pela perfeição gerou todo o tipo de boatos sinistros. Um deles foi acusarem-no de “pescar” uma prostituta morta no rio Tibre, para pintar uma das suas obras mais famosas: A Morte da Virgem. Se tal é verdade, não o sabemos. Porém, temos que admitir que a vida deste pintor convidava a todo o tipo de estranhos rumores: Caravaggio era um homem que, quando o desejava, conseguia ser bastante violento. Andava envolvido com pessoas muito duvidosas, frequentava os lugares mais duvidosos e, inclusivamente, teve a sua cabeça a prémio em Roma, por ter assassinado um jovem (não foram poucas as vezes em que ele esteve quase para ser morto por pintores rivais). Em suma: o seu génio e o seu carácter produziam inimigos em toda a parte e muitos poucos amigos.

Porém, ninguém lhe negava o génio e, embora toda a sua vasta obra reflicta o lado triste e amargurado da sua alma, ao mesmo tempo está cheia de uma luz imensa, que parece vir das profundezas. Caravaggio via beleza em tudo e todos, e até o corpo mais deformado, pintado por ele, parecia ter caído do céu. Aliás, o estilo Barroco, que surgiu no século XVII, pelas mãos de Itália, era perfeito para criar a atmosfera que ele desejava para as suas obras: um imenso mar de sombras, quase a engolir um pedaço de sol e um oceano de cores fortes e quentes.

Mas o sol vence sempre…

Deixamos-te aqui uma galeria de retratos deste grande génio.

 Marta e Maria Madalena (2) os jogadores de cartas (2)a negação de pedro (2) abundância Narciso (2)  a anunciação (2)

Link para saberes mais do estilo Barroco:

http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/historia/historia_trab/barroco.htm

Sem comentários: