sexta-feira, dezembro 12, 2008

A Ciência Explica

Por Que Razão, Quando Estamos Nervosos, Ficamos Com a Garganta Seca??

clip_image001

Toda a gente já vivenciou esta sensação bastante incómoda: deve ter sido naquela ocasião em que nos pediram para falar para o público. Ou então, foi naquele momento em que ficámos com a sensação de que alguém mal-encarado parecia estar a perseguir-nos na rua… Ou terá sido naquele dia em que viajámos de táxi ou de autocarro e deixámos lá ficar o computador? Seja como for, o efeito é sempre o mesmo: suores frios e uma garganta seca como a cortiça. Mas… Por que razão isto acontece?

Quando estamos tensos e só pensamos em “fugir” de uma situação embaraçosa, o corpo humano reage de uma forma bastante instintiva: pura e simplesmente “desliga” os órgãos que, nesse momento, estão a trabalhar e que são desnecessários para a “fuga”. O aparelho digestivo é um deles. Ora, as glândulas salivares fazem parte dele. Se queremos fugir, não precisamos de comer e, por isso, a produção da saliva cessa momentaneamente. Ao mesmo tempo, o sangue é irrigado para as partes necessárias, que nos poderão ajudar a “escapar” do problema. Quanto ao suor, este é estimulado, para “olear” os músculos do corpo.

Em poucas palavras: o ser humano, numa situação de grande stress, reage como qualquer animal neste planeta: pernas para que te quero!

Sem comentários: