domingo, dezembro 14, 2008

Livro Da Semana

Romeu e Julieta, de William Shakespeare.

clip_image001 É extraordinário como toda a gente já ouviu falar deste par amoroso, nem que tenha sido pela feliz música de Daniela Mercury. E quase todos conhecem a história: dois jovens de duas famílias poderosas e rivais apaixonam-se perdidamente um pelo outro, a ponto de preferirem morrer juntos do que viverem separados um do outro. Por que razão, então, este blog está a aconselhar a leitura de um livro, cujo fim já todos conhecem?

Em primeiro lugar, Shakespeare, após tantos séculos passados (foi um escritor inglês do século XVI/XVII) continua a ser, na opinião de muitos, o maior dramaturgo de todos os tempos: ninguém como ele conseguia entender tão bem a alma humana; ninguém como ele entendia tão bem os jogos de poder, criados nos bastidores de palácios ou de famílias aristocráticas; por fim, ninguém como ele entendia tão bem a força do Amor.

Para terminarmos, Shakespeare foi um génio da literatura. Os seus dramas, comédias e poemas estão esplendorosamente escritos. É essa a grande razão porque este autor continua a ser lido por sucessivas gerações de leitores. As suas obras passam de pai para filho, de avô para neto, como se fossem jóias raras e valiosas, vindas de uma herança de família. Em todas as bibliotecas do mundo, privadas ou públicas, há sempre um Romeu e Julieta nas estantes, nem que este já tenha a capa gasta e rota, de tanto ter sido lido e manuseado… E nem precisamos de falar das vezes em que esta peça de teatro já foi em cena, sempre com as salas cheias!

No mundo consumista e superficial em que vivemos, onde já não parece haver espaço para o Amor, vale a pena relermos esta obra eterna, que celebra o melhor que existe no ser humano: a nossa capacidade de nos entregarmos aos outros e a força do Perdão.

Deixamos aqui uma sugestão: vale sempre a pena vermos ou revermos a famosa adaptação moderna (uma entre muitas) para cinema de Romeu e Julieta, do realizador Baz Luhrmann, o mesmo que fez o filme Moulin Rouge.

http://br.youtube.com/watch?v=-pkiy2dFUag&feature=related

Sem comentários: