quarta-feira, dezembro 17, 2008

A Ciência Explica

Por que razão os focinhos dos cães são pretos?

 

clip_image002

Nem todos os cães têm focinho preto (é o caso de algumas raças, como a Weimaraner, de focinho acinzentado ou até rosado), embora a esmagadora maioria deles possuam esta característica. A razão é muito simples: o corpo de um canídeo está coberto de pêlo da cabeça até às patas. O focinho é a única parte que não está protegida por este mecanismo de defesa.

Se não fosse uma proteína chamada Melanina, os focinhos dos cães (tal como os humanos de tez clara) poderiam facilmente sofrer de um cancro de pele. Aliás, os nossos “amigos de quatro patas” da raça acima mencionada (ver foto) têm que usar protector solar nos seus “narizes”. A Melanina é uma espécie de armadura eficaz: à falta de pêlo ou de asas, a pele fica exposta à violência dos raios solares. Para se proteger, acciona esta substância, escurecendo, assim, as zonas do corpo mais frágeis. É por isso que, no Verão, nós ficamos bronzeados!

No entanto, à medida que os séculos passam, e consoante o tipo de clima vivenciado por cada espécie ou raça, as doses da Melanina podem ser maiores ou menores. No caso dos cães, o seu código genético já “programou” o escurecimento do focinho, assim que estes atinjam as quatro semanas de vida. Finalmente, se algumas espécies não cumprem esta regra da Natureza, tal facto deve-se mais ao capricho do ser humano, que gosta de fazer selecções, para “apurar” uma raça. Com o tempo, uma característica física “anormal” de um grupo, passa a ser a norma…

S.C.

Sem comentários: