sexta-feira, dezembro 19, 2008

…E a Turma do 7º B celebrou o Dia Internacional Das Migrações

clip_image002 São cada vez mais as pessoas que se vêm obrigadas a sair dos seus próprios países: as guerras, as mudanças climáticas, as intolerâncias étnicas e religiosas, a fome e os problemas económicos, todos estes factores têm vindo a aumentar o número de “refugiados”, em todo o mundo. Portugal é uma destas nações: os emigrantes portugueses, quer sejam da primeira ou da segunda geração, já somam cerca de quinze milhões de cidadãos, espalhados pelos quatro cantos do planeta. No entanto, os nossos problemas, comparados com os de muitas nações, são minúsculos. A título de exemplo, é imperativo vermos o filme Hotel Ruanda, disponível na nossa biblioteca.

É por isso que a turma B do 7º ano nos alerta para o dever de respeitarmos a diferença dos outros. Todos nós queremos ser amados e valorizados, especialmente num país que não é nosso. Convém recordarmo-nos sempre que todas estas pessoas estão a passar por um período muito conturbado nas suas vidas: não conhecem a língua, não conhecem os nossos usos e costumes, e deixaram para trás famílias e amigos, porque desejam um futuro melhor. É preciso ajudá-los, apoiá-los, guiá-los. Porque a intolerância de hoje constrói os monstros do futuro!

Deixamos aqui um poema do aluno Pedro Soares. Ficarão, para os próximos dias, os restantes trabalhos. Porque o Natal já está perto…

 

clip_image003

O Medo Na Guerra

Se te encontrares cercado

Pelo Exército Inimigo

E tiveres medo,

Não temas o medo,

Confia nos teus amigos.

Eles são o teu orgulho,

A tua alegria,

Luta contra toda a tirania

Usa toda a capacidade e força

Para derrotares clip_image005esse inimigo,

O medo.

Quando o derrotares,

Reinarás com orgulho e pureza,

Com saúde e sem tristeza.

Para saberes mais sobre o filme Hotel Ruanda:

http://hollywood.weblog.com.pt/arquivo/2005/02/hotel_rwanda_a.html

Sem comentários: