segunda-feira, dezembro 08, 2008

Mais prendinhas de Natal!

A equipa da Biblioteca/Centro de Recursos aconselha estas duas excelentes prendas para oferecer aos nossos ávidos leitores:

Sementes Mágicas, de V.S. Naipaul

clip_image002 clip_image004 O autor

Prémio Nobel da Literatura em 2001, Naipaul é um escritor indiano que, à semelhança de muitos intelectuais, sente um imenso embaraço pelo sistema de castas na sua nação. Esta obra foca precisamente este grande problema actual de um gigantesco país, cada vez mais ocidentalizado mas ainda agarrado a muitas tradições.

William Chandram é a nossa personagem protagonista. Muito idealista e ingénuo, decide voltar à sua terra natal, com o objectivo de se juntar a um movimento clandestino, que supostamente quer salvar as castas inferiores. Em vez disso, acaba por se envolver com um grupo de delinquentes e de marginais.

Mas este romance é muito mais do que uma crítica à sociedade: é também uma procura da nossa identidade. William descobre, com espanto, que muitos párias não querem mudar. A mudança é algo que consegue assustar muitas pessoas. Muitos de nós preferimos o presente horrível e rejeitamos um futuro imprevisível…

Venenos de Deus, Remédios Do Diabo, de Mia Couto

clip_image005 clip_image007 O Autor

Reza, assim, a sinopse do livro:

O jovem médico português Sidónio Rosa, perdido de amores pela mulata moçambicana Deolinda, que conheceu em Lisboa num congresso médico, deslocou-se como cooperante para Moçambique em busca da sua amada. Em Vila Cacimba, onde encontra os pais dela, espera pacientemente que ela regresse do estágio que está a frequentar algures. Mas regressará ela algum dia? Entretanto vão-se-lhe revelando, por entre a névoa que a cobre, os segredos e mistérios, as histórias não contadas de Vila Cacimba — a família dos Sozinhos, Munda e Bartolomeu, o velho marinheiro, o administrador, Suacelência e sua Esposinha, a misteriosa mensageira do vestido cinzento espalhando as flores do esquecimento.

Mia Couto é Mia Couto, dispensam-se as apresentações… Quanto à capa, é um primor!

S.C.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ando a ler este livro e acho-o muito bom como todos os que já li deste autor.
Olinda