quarta-feira, abril 14, 2010

Hoje É O Dia Mundial Do Café!

clip_image002

Os portugueses já não conseguem viver sem ele: segundo estatísticas, os lusitanos bebem no mínimo três “bicas” (ou “cimbalinos”, se estivermos no Porto) por dia. Gostamos dele numa chávena, num bolo, no molho de um bom bife, num perfume, no aroma de uma casa, num champô, num creme para hidratar o corpo, numa fotografia, num quadro…

Os povos latinos são doidos por este licor dos deuses e transformaram-no numa verdadeira obra de arte. Que o digam os italianos, os franceses, os portugueses, os espanhóis… Sem café de manhã andamos aos tombos pela casa ou no nosso local de trabalho; sem café não há conversas longas na esplanada; sem café não há cigarrinho para fumar; sem café não há desabafos, boas notícias, confissões… A pergunta “Vamos tomar um cafezinho?” é hoje sinónimo de “Anda conversar um bocado”, e até aqueles que não o consomem percebem que estão a receber um convite para, como dizem os brasileiros, “bater uma prosa”.

Durante o século XVII, esta maravilhosa substância era considerada um afrodisíaco, devido às suas propriedades “excitantes”: quem não está habituado a esta bebida fica eléctrico, agitado. Por isso mesmo, foi proibida pela Igreja (o que só fez com que o café se tornasse ainda mais desejado e mais sexy…). Hoje, os portugueses já estão habituadíssimos à boa “biquinha” logo de manhã, e parece que já nem conseguem trabalhar sem ele.

Aqui deixamos a nossa aromática homenagem, e vejam este divertido e pequenino vídeo.

História do Café

 

Imagem retirada daqui

Sem comentários: