sábado, fevereiro 20, 2010

PNL - Semana da Leitura

 

clip_image002

À semelhança do ano passado, a equipa da Biblioteca/Centro de Recursos, juntamente com a Coordenadora do Plano Nacional de Leitura, irá dedicar uma semana toda ao prazer de ler, escrever e escutar histórias. E desde vez será realizada nos últimos dias deste mês: de 22 a 26 de Fevereiro.

E começará logo em grande: a companhia Trimagisto (foto à direita) deslocar-se-á à escola para realizar uma arte que, felizmente, já está a ganhar cada vez mais adeptos em Portugal: a bela arte de saber contar histórias. Serão efectuadas duas sessões, a partir das dez da manhã e terá como público-alvo os alunos do Ensino Básico.

clip_image004 Para quem gosta de escrever mas acha que podia melhorar o seu desempenho, a Biblioteca Municipal de Serpa, em colaboração com o PNL do nosso estabelecimento escolar, criará um mini mini mini mini curso de escrita criativa, por volta das 20 horas, na nossa biblioteca. A sessão contará com um número máximo de dez pessoas (é dedicada àqueles que gostam mesmo de escrever!), durará cerca de uma hora e terá como objectivo ensinar dicas e truques que poderão desenvolver a nossa aptidão para a escrita.

Sexta-feira também será um dia para comemorar: por volta das 20.30 minutos, vários alunos do Ensino Secundário, chefiados “pela batuta” da professora Maria João Brasão, realizarão um recital de poesia, de nome Conversas de Poetas em Pessoa. Como o próprio nome da actividade indica, pretende ser uma homenagem aos três heterónimos de Fernando Pessoa e vários grandes mestres da nossa poesia também serão homenageados: Almada Negreiros, Mário de Sá Carneiro, Natália Correia e Sophia de Mello Breyner Andresen.

Ao longo da semana, o público da biblioteca poderá colaborar em outras actividades: todos os dias, a nossa equipa exibirá um filme que foi buscar inspiração a um livro: Ensaio sobre a Cegueira, O Rapaz do Pijama às Riscas, Quem Quer ser Milionário, etc (os filmes poderão ser mudados, dependendo da boa ou má condição dos mesmos). Além disso, os alunos, através de um longo papel de cenário, poderão escrever o nome do livro e do autor que mais gostaram de ler. No fim, veremos qual foi o top 10 da nossa escola.

Vai ser uma semana em cheio, como já vai sendo hábito!

2 comentários:

Anónimo disse...

E o "mini mini mini mini curso de escrita criativa" é em que dia? Quem pode frequentar? lbasilio

Anónimo disse...

Desculpe o lapso: será na quinta-feira às 20.30 m na biblioteca da escola e é só para os pais, professores e funcionários. A sessão deverá ter no máximo dez pessoas.

Um abraço,

Sandra Costa