quarta-feira, janeiro 27, 2010

Uma Quarta-feira Quente

Eram cerca de dez e poucos da manhã, quando a sala do Centro de Inovação e Aprendizagem foi “invadida” por todas as turmas do Terceiro Ciclo. Objectivo? Lançar e clip_image002promover o debate por parte das listas concorrentes, apoiar e votar na lista preferida, por parte dos alunos. O projecto, como a escola já sabe, chama-se Parlamento dos Jovens, e o tema escolhido para este ano lectivo foi o Debate sobre a Sexualidade (o Secundário tinha outro tema).

Os alunos já sabiam o desafio que iam enfrentar: durante mais de um mês, prepararam com entusiasmo propostas e medidas de prevenção, que pudessem ser aprovadas na Assembleia da República. As turmas que participam neste projecto também já ficaram a saber que só no Alentejo há quinze escolas que irão concorrer e apenas duas serão escolhidas para a fase final: a honra de o nosso estabelecimento de ensino ser representado por um aluno/deputado, que terá o privilégio único de se sentar numa cadeira do plenário da Assembleia da República e de ser ouvido pelos nossos governantes. O desafio é puxado mas... a julgar pela boa prestação dos nossos alunos, durante o debate, não é impossível. Mas, antes de tudo, a escola tinha de escolher a melhor lista, bem como os futuros “deputados” que nos irão representar em Beja, durante a segunda fase. Para isso, como exigia o regulamento, foi realizado um debate na escola.

Ao princípio, os cabeças-de-lista estavam enervados. Tropeçavam nas palavras, esqueciam-se de ler uma linha ou outra, cada um olhava o colega de lado, ansioso. Porém, não demorou muito para que os ânimos aquecessem. E quem lá esteve sabe que a lista A foi a mais “atacada” e aquela que mais teve que enfrentar as questões das listas “rivais” e do público. Apesar de tudo, os representantes mantiveram-se de pé e cal e souberam justificar os seus pontos de vista. As “respostas prontas” das alunas Carolina Valente e Filipa Engrola receberam muitos elogios dos professores e do público, mesmo aqueles que não votaram nelas. A lista B foi a que mais levou tempo a “aquecer” mas, ao fim de meia-hora, a cabeça-de-lista, Jessica Correia, soube contra-argumentar com bastante eficiência, e sempre cheia de boa disposição. Quanto à lista C, claramente a preferida do público, contou com a excelente prestação da Susana Diogo e do apoio dos seus colegas.

No fim, contaram-se os votos e, como muitos já esperavam, ganhou a lista C. Contudo, convém lembrar agora que estes quatro futuros deputados (contando com a suplente) já não representam uma turma, representam a Escola Secundária de Serpa. Conseguiremos convencer catorze escolas a votar em nós? É possível! Por agora, os alunos/deputados prometeram juntar-se todas as semanas, para poderem preparar a “guerra”.

É que agora vai ser mesmo a doer!

1 comentário:

Anónimo disse...

Estão todos de parabéns, tendo em conta a dificuldade e a cisões do tema. Políticos de qualidade precisam-se! lbasilio