quinta-feira, abril 16, 2009

Roadshow do Diário de Notícias “N@escolas”

A Escola Secundária de Serpa foi uma das seleccionadas para a passagem do Roadshow “N@escolas,” do Diário de Notícias. Foi no passado dia 20 de Março,clip_image002 pelas 10 horas, que esta actividade teve lugar na nossa escola. As turmas envolvidas neste projecto, 8º ano turma B, TGEI, TAP e núcleo de jornalismo, trabalharam com três jornalistas deste diário e realizou a primeira página de um jornal. Foi uma manhã muito interessante. Desta manhã ressalvo o interesse expresso dos jovens e, claro, a curiosa constatação de que todos eles reflectem um interesse pelo mundo que os rodeia, tendo-se empenhado e participado activamente nas actividades propostas. clip_image004Foi elaborada a primeira página de um jornal, tendo os alunos participantes escolhido, num debate dinâmico e bem fundamentado, qual a notícia, de entre todas as redigidas pelos diversos grupos participantes, que iria servir de manchete a essa primeira página. Foi um projecto enriquecedor, uma vez que se constatou que, quando assim o querem, os alunos são capazes de “trabalhar” ao nível dos melhores profissionais do jornalismo e, ao mesmo tempo, apreenderem alguns dos conceitos básicos para, futuramente, se tornarem em bons jornalistas (caso assim o desejem). Ficam algumas fotos deste encontro…

O N@Escolas é um projecto educativo, lançado pelo Diário de Notícias (DN), que tem como destinatários alunos e professores do 3.º ciclo e do ensino secundário, de norte a sul do país. É um projecto educativo no qual o Diário de Notícias lança o desafio a professores e a jovens alunos entre os 12 e os 18 anos, os quais são convidados a entrar no mundo do jornalismo e participarem no desafio de serem os novos protagonistas do jornalismo do século XXI, em Portugal.
O projecto “N@ Escolas” visa aproximar os jovens da produção noticiosa e do ambiente febril de construção de um jornal. Visa, também, estimular a comunidade clip_image006escolar para a criação de uma nova geração de cidadãos informados, interessados e despertos para a compreensão do mundo que os rodeia. Os participantes ficam a conhecer o essencial do trabalho dos profissionais da informação. As actividades N@ESCOLAS são simples de concretizar e permitem aprender, ao mesmo tempo que são divertidas. São propostos desafios e passatempos, constituídos por tarefas inerentes a uma verdadeira redacção de jornal. As equipas vão aprender como se organiza um jornal, que temas são tratados nas diferentes secções, quais as tarefas desempenhadas pelos jornalistas para construir um jornal rigoroso, isento e do interesse dos leitores. Através de uma plataforma de comunicação no site www.nescolas.dn.pt, os participantes têm acesso a informação pedagógica e podem aprender a construir e interpretar notícias, ficando aptos a desenvolver actividades práticas e a aplicar os conhecimentos adquiridos.

Cristina Lucas

1 comentário:

Carmen Orelhas disse...

Pertenço ao Clube de Jornalismo e participei nesta sessão com o Diário de Notícias. Achei muito interessante o trabalho desenvolvido durante a mesma e, para nós, que temos a árdua tarefa de construir o Jornal da Escola, foi muito enriquecedora e gratificante. Parabéns ao DN por porpocionar aos alunos experiências novas no mundo do Jornalismo.
Carmen