quarta-feira, março 25, 2009

Voar Para Dentro De Nós

Foi durante o segundo período que as turmas A e B do sétimo ano leram e analisaram um dos mais belos contos alguma vez escritos: A Salvação de Wang-Fô, de Marguerite Yourcenar. Para quem conhece esta história, sabe que a personagem de Wang-Fô representa aquilo que de mais belo existe num ser humano: o dom de transformar a realidade mais feia num sonho de perfeição absoluta; o dom de amar, de perdoar, de ouvir e de compreender; o dom de fugir à própria morte, através de um legado de beleza e de fantasia construídas ao longo de toda uma vida de pobreza e de humildade; o dom da partilha ou do simples prazer de dar, sem recebermos nada em troca

A propósito desta belíssima história, os alunos das turmas acima referidas aceitaram o desafio de tentarem ilustrar imagens, usando técnicas de pintura chinesas. Os resultados estão à vista: montanhas etéreas, que se assemelham a algodão e não a terra; folhas delicadas e frágeis; rios serenos e quietos, espelhando o equilíbrio das emoções; pequenas pétalas de flor franzinas mas cheias de perfume.

Todas estas ilustrações foram concebidas na disciplina de EDT, por isso agradecemos à dedicação e empenho da professora Mariana César, que aceitou este projecto interdisciplinar e motivou os alunos a superarem as suas próprias expectativas. A exposição foi montada com a colaboração da professora Emília Sarmento, a professora Sandra Costa e o entusiasmo de vários alunos da turma B do sétimo ano. Obrigado a todos aqueles que acreditaram neste “sonho”!

Apresentamos aqui um pequeno “cheirinho” dos trabalhos realizados. Esperemos que sejam do vosso agrado e, para quem quiser vê-los, estarão expostos até à primeira semana do terceiro período. Para Maio ou Junho, está programada uma peça de sombras chinesas, onde será contada a história de Wang-Fô e da forma como ele foi “salvo” da morte.

6 comentários:

Anónimo disse...

Só tenho pena de só porem uma montagem do 7ºB!!! E alguns desenhos no slide têm coisas por cima!!!!!

coord. BE/CRE disse...

Espero que já não haja "coisas" por cima das imagens do slide!!
Obrigado pela participação.

Sandra Costa disse...

Só há imagens do 7º B??? Mas eu fotografei TODOS os desenhos que fizeram parte da exposição!!

Deve ter havido algum engano!Esperemos que esta nova montagem do coordenador demonstre isso mesmo. :)

Assinado: Sandra Costa

Anónimo disse...

Não estou a falar dos desenhos, estou a falar da construção!!!!!!

Anónimo disse...

Todos os desenhos estao fantásticos! Parabens!

Miguel Soares disse...

O mais bonito é do ying yang com o fundo vermelho (o que eu fiz)