domingo, março 01, 2009

Um Pedaço Da Nossa Escola

clip_image002

clip_image004PROGRAMA EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE

Ano lectivo 2008/2009

Clube Dos Sabores

A equipa da Educação para a Saúde, no âmbito da temática da educação alimentar, tomou a iniciativa de criar o “ Clube dos Sabores” onde os alunos podem aprender a cozinhar pratos saudáveis, normas de higiene e bons hábitos alimentares.  Essa ideia surgiu inspirada pela participação da equipa do Projecto de Saúde no Seminário sobre Educação alimentar realizado, em Lisboa, no dia Mundial da alimentação (16 de Outubro de 2008).

O Clube dos Sabores funciona, quinzenalmente, à 4ª feira das 15h às 16h:30m, na cantina da escola. O Clube é formado por 22 alunos do ensino básico e secundário, por professores da Equipa do projecto de Saúde, professores voluntários e funcionárias da cozinha.

O programa do Clube apresenta as seguintes actividades: sopas; saladas (pratos frios); peixe; carne; arroz; sobremesas; pratos vegetarianos e sandes saudáveis. Na semana antes de cada uma das sessões práticas (confecção das refeições) nos chamados “encontros com receitas”, alunos e professores seleccionam duas de várias receitas trazidas, para depois serem aplicadas.

No final de cada sessão, com os pratos devidamente confeccionados, alunos e professores reúnem-se à mesa e saboreiam verdadeiros manjares.

Ensinando os alunos a confeccionar refeições mais saudáveis, a escola consegue, assim, ajudar a criar adultos saudáveis. É, sem dúvida, um bom ensinamento.

A equipa de Educação para a Saúde

Sem comentários: