sexta-feira, dezembro 18, 2009

UUpsss!!!! Desta Vez, Tenho Mesmo Que Ir Ao Cinema!

clip_image002Desta vez é que os hackers dos quatro cantos deste planeta foram tramados: ou a malta vai mesmo ao cinema ou nada feito. E se a má qualidade das cópias piratas do Harry Potter e companhia já criam pesadelos aos verdadeiros amantes da sétima arte, agora imaginem ver o filme Avatar, do realizador James Cameron, nestas condições. É que este projecto megalómano (como aliás, são todos os projectos de James Cameron…) conta com um trunfo que há já muito tempo não era utilizado: a técnica 3D. Para quem não sabe (será possível???), o filme é visto através de uns óculos especiais. Estes criam no espectador a sensação de termos entrado no filme ou, no mínimo, parece que as personagens da história vão saltar do ecrã a qualquer momento, parece que as naves espaciais vão de encontro a nós… Enfim, não é a monotonia do ecrã 2D dos nossos computadores. Blue Ray, rói-te de inveja!

“Oh, grande coisa”, pensarão vocês, “eu já vi filmes a 3D”. Certo, têm toda a razão. Porém, é a primeira vez que esta técnica é utilizada num “filme sério”, isto é, um filme de série A. Não se trata de um simplório filme de terror (série B) ou de um desenho animado, para alegrar a pequenada. Além disso, a tecnologia a três dimensões sofreu progressos extraordinários. Já estamos longe dos tais rectângulos vermelho e verde que, ao fim de 20 minutos, criavam uma monumental dor de cabeça ao espectador. Avatar é um longo melodrama espacial ou, como o próprio realizador afirma, “É uma história de amor, nada mais” (se queres conhecer a bonita e muito ecológica história deste filme, clica no link abaixo indicado: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=1449316).

A indústria do cinema está cada vez mais assustada com o crescimento astronómico dos downloads piratas, e estes maus hábitos das gerações mais jovens estão a levar a indústria da “sétima arte” à bancarrota. O cinema é uma arte estupidamente cara e, por detrás das faces sorridentes dos actores, existe um verdadeiro exército de câmaras, efeitos especiais e de luzes, banda sonora, montagem, direcção, cenários, cozinheiros, cabeleireiros, profissionais de maquilhagem, pessoal de hotelaria, etc, etc, etc. São, no mínimo, centenas de salários para pagar. Ora, se as pessoas não vão ao cinema, quem é que vai pagar a toda esta boa gente? Por isso mesmo, Avatar é olhado com muita expectativa: se gerar bons resultados de bilheteira, pode ser “a salvação” da sétima arte.

clip_image004Desta vez, apostou-se na técnica 3D para aliciar as multidões às salas de cinema. E parece que está a resultar: os que já viram ficaram tão deslumbrados com os efeitos especiais que têm andado a “passar palavra” uns aos outros. E quando falamos de “efeitos especiais”, é bom salientarmos que quem está por detrás dos mesmos é a lendária Weta Digital, a extraordinária companhia neo-zelandesa que deu vida à saga do Senhor dos Anéis. Portanto, estamos a falar de verdadeiros profissionais, que sabem muito bem o que estão a fazer.

Avatar é uma história de amor com ficção científica à mistura. Uma história de amor entre um humano paraplégico e uma extra-terrestre. Dá para agradar aos dois sexos: as meninas ficam contentes com os beijinhos e o sentimentalismo, os meninos deliram com os voos das naves espaciais e da bem conseguida acção. James Cameron não tem vergonha nenhuma de admitir que a sua verdadeira inspiração está nos grandes clássicos do Cinema: Casablanca, O Crepúsculo dos Deuses, Citizen Kane. No fim, utiliza as velhas técnicas de filmar de sempre, para criar um universo só seu. Com muita acção, heróis dispostos a morrer por nós e muito romance à mistura. James Cameron é o típico cidadão americano: um “cowboy durão” com um gigantesco coração de manteiga.

E não é assim que a vida devia ser?

Imagens retiradas de:

http://images.google.pt/url?source=imgres&ct=ref&q=http://veja.abril.com.br/noticia/variedades/avatar-caixa-pandora-519494.shtml&usg=AFQjCNG4D0TNBNegb4hNWMHsHU2b9yXbTw

http://images.google.pt/url?source=imgres&ct=ref&q=http://www.fmanha.com.br/blogs/fabioabud/%3Fp%3D1434&usg=AFQjCNG6AA-xnTlRRumvPr1eSNcEYkylcw

Sem comentários: