Pensando a respeito, eu acho que ler devia ser proibido. (…) ler não é nada bom. A leitura nos torna incapazes de suportar a realidade. A leitura tira o homem de sua vida pacata e o transporta a lugares nada convencionais. Para a criança o perigo é ainda maior porque ela pode crescer inconformada com os problemas do mundo e querer até mudá-lo. Dá para imaginar? E tem outra coisa: ler pode estimular a criatividade e você não quer uma criancinha bancando o geniozinho por aí, quer? Além disso, a leitura pode tornar o homem mais consciente e ia ser uma confusão se todo mundo resolvesse exigir o que merece! Nada de vagar pelos caminhos da imaginação simplesmente porque leu um bom livro. (…) Quer um conselho? Silêncio! Ler só serve aos sonhadores e sua vida não é uma brincadeira. Cuidado! Ler pode tornar as pessoas perigosamente mais humanas.
E foi com este discurso absolutamente genial que a Universidade de Salvador (Brasil) começou a sua campanha de incentivo à leitura (vejam o anúncio em baixo). O texto é de Guiomar de Grammon e mostra o quanto os livros nos podem fazer bem: tornam-nos mais inteligentes, mais criativos, mais conscientes do mundo à nossa volta. Não é por acaso que os alunos “carolas” da turma são sempre aqueles que lêem mais.
Na quarta e quinta-feira da semana que vem, a nossa biblioteca irá utilizar o seu espaço para fazer aquilo que já se tornou um hábito na nossa escola: promover a leitura. Estamos, é claro, a falar da nossa feira do livro. E, para quem não se lembra, as escolhas do ano lectivo passado eram tantas, que chegámos a usar cadeiras para colocar mais livros.
Nada faltou: romances, poesia, testemunhos reais, receitas de culinária saudáveis e ecológicas, obras de divulgação científica ou de conteúdos de disciplina, ficção científica, literatura de fantasia, policiais, livros para crianças… Sem falar, é claro, que todas estas publicações têm um desconto, o que quer dizer que estarás a oferecer um belo presente a alguém, a um preço mais barato do que estaria numa livraria.
Eis, pois, uma óptima ocasião para ires adiantando alguns presentes de Natal, e evitares a “lufa-lufa” dos últimos dias desta época natalícia. E com uma escolha tão variada, é praticamente impossível não encontrares algo a um preço acessível e que seja do agrado de um familiar ou amigo!
Ler Devia Ser Proibido (anúncio)
Imagem Retirada de:
1 comentário:
É isso mesmo! Muito criativo, este anúncio...e a propósito, boa feira do livro.
Enviar um comentário