quarta-feira, dezembro 02, 2009

Solários: Tão Maus Ou Piores Do Que O Tabaco?

 

clip_image002 Bem podem todos os fãs do “bronzeado a tempo inteiro” começar a pensar duas vezes, antes de se “enterrarem” num solário: as últimas pesquisas e estudos sobre estas câmaras supostamente milagrosas são no mínimo assustadores. Os solários triplicam o cancro da pele, destroem a sua elasticidade e envelhecem-na a um ritmo bastante acelerado. É que as fãs da Diana Chaves não sabem que 15,20 minutos de exposição destes raios “milagreiros” correspondem a uma manhã e a uma tarde de raios ultravioleta, num belo dia de Verão. Com efeito, segundo uma notícia do jornal Diário de Notícias (http://dn.sapo.pt/inicio/interior.aspx?content_id=658122), apenas dez idas a este caixão solarengo fazem subir por oito vezes o risco de contrairmos um cancro de pele. Ribas dos Santos alertou que "30 sessões de solário por ano equivalem a cerca de cem escaldões solares, podendo induzir novas doenças".

E como se tudo isto não bastasse, até os ossos são afectados: segundo vários estudos, esta parte importantíssima do corpo humano, sempre que é exposta a estes falsos raios solares, sofre uma progressiva descalcificação, o que quer dizer que muitas mulheres e homens podem vir a sofrer muito cedo de males que, antes, eram atribuídos aos nossos avós como, por exemplo, a Osteoperose.

Todos os clientes dos solários justificam o amor a este sarcófago, afirmando que uma pele douradinha faz-nos sentir mais jovens e mais sexys. Mas os solários, longe de rejuvenescerem a nossa pele, envelhecem-na a um ritmo assustador. De facto, é muito comum depararmo-nos com estrelas VIP que, aos trinta anos, já parecem estar na casa dos quarenta ou até cinquenta anos. Pior ainda, fazem-nos lembrar mais uma múmia egípcia do que propriamente uma bela e saudável adolescente: é que estas câmaras de luz artificial arrasam com a elasticidade da nossa pele, secando a sua água e destruindo as suas células. Daí o envelhecimento precoce…

clip_image003Precisamente por estas razões, o governo brasileiro proibiu o uso dos solários para fins estéticos. Trocando por miúdos, estas câmaras poderão ser usadas apenas para curar ou diminuir doenças como, por exemplo, algumas depressões ou doenças musculares, mais nada. A polémica, como devem calcular, já começou e nada nos diz que os brasileiros aceitem de bom grado esta nova lei. É bem possível que, daqui a uns anos, exista um mercado clandestino de solários, tal como já existe o contrabando de Cocaína, Heroína ou Ecstasy

Para quem não sabe, a mania do bronzeado é bastante recente. Durante milhares e milhares de anos, o sol era evitado. Os nossos antepassados conheciam o seu poder maravilhoso mas também sabiam o mal que ele podia fazer ao nosso corpo. É claro que muitos deles não faziam a menor ideia do que significava a palavra “Cancro” (se bem que esta doença já fosse conhecida na Grécia e até no Egipto Antigo) mas, instintivamente, sabiam que os alegres raios solares também podiam destruir a nossa pele e a nossa saúde. Durante muito tempo, as avós das nossas avós andavam nas ruas de sombrinha e os avôs dos nossos avôs nunca saíam sem o indispensável chapéu. Foi só no início do século XX que passou a ser chique ir à praia e quem o fazia eram os ricos. Até aí, uma cor escura e bronzeada era “coisa de pobre”, que trabalhava “de sol a sol”. As meninas finas e prendadas apresentavam uma tez branca e pura, de fada sem pecado. Porém, assim que os ricos começaram a ir “aos banhos”, depressa os pobres começaram a imitá-los (ver foto à esquerda). Foi assim que o bronzeado começou a ser uma moda internacional…

Actualmente, assistimos a uma contra-reacção: as grandes estrelas de Hollywood assumem cada vez mais a cor natural da sua pele. Agora que já se sabe que o sol pode provocar cancro e envelhecer a pele, mulheres como Nicole Kidman ou homens como Orlando Bloom evitam a praia e os solários. Por isso, é bom que todos os fãs da Diana Chaves se apercebam de uma vez por todas que os bronzeados… estão out!

Imagens retiradas de:

http://www.lfabolivia.org/?p=163&lang=pt

http://osdedosdospesemflor.blogspot.com/

Sem comentários: