sábado, dezembro 05, 2009

O Natal Está À Porta!

Há sempre aquele amigo ou familiar que, na hora de dar presentes, só nos cria uma enorme dor de cabeça: “O que é que eu vou oferecer-lhe?”, perguntamos a nós mesmos. Ou já tem tudo ou é difícil agradá-lo/a. Pois bem, desta vez surpreenda-o/a com algo completamente diferente: um livro.

Sugerimos três prendinhas para o sapatinho, completamente diferentes umas das outras. Escolham a que mais vos convém.

 O/A seu/sua amigo/a ou familiar gosta de Sonhar e de ler? Então o presente clip_image002que lhe cai que nem uma luva é o Livro do Deslumbramento, de Lord Dunsany. Escritor do início do século passado é, segundo a editora Saída de Emergência, “O Autor de Fantasia mais influente do século XX”. Influenciou um enorme número de autores como, por exemplo, H.P. Lovecraft, Tolkien, Jorge Luis Borges, Neil Gaiman, Italo Calvino e Clark Smith, entre muitos outros. O Livro do Deslumbramento e O Novo Livro do Deslumbramento (foram publicados juntos) consistem numa compilação de pequenos contos que se lêem num abrir e fechar de olhos e, décadas depois, conseguem ainda deslumbrar-nos e surpreender-nos. Não é fácil escrever pequenas histórias (a maior parte delas não tem mais do que quatro, cinco páginas) mas Lord Dunsany é um verdadeiro mestre nesta arte. E há contos que são verdadeiramente imperdíveis: A Coroação Do Sr. Thomas Shap (um simples homem que inventou na sua cabeça todo um reino imaginário), Chu-Bu E Cheemish (uma briga caturra entre dois deuses), Porque É Que O Leiteiro Estremece Quando Se Apercebe De Que Está A Amanhecer (não vamos dizer nada!), O Gabinete De Troca De Males (o título já diz tudo) e Uma Fuga à Tangente (Londres escapou por um fio de uma destruição certa…). Escrito com imenso sentido de humor, eis um presente que agradará a todos os sonhadores.

O/A seu/sua amigo/a ou familiar não gosta de ler, mas gosta de uma boa clip_image004aventura? Então o livro que aconselhamos é o Símbolo Perdido, de Dan Brown. Não, não é Literatura (nem sequer é Ciência!), mas são horas garantidas de puro e de descarado entretenimento. Dan Brown possui o dom de agarrar o leitor da primeira à última página. O seu estilo é simples, mas eficaz: frases curtas, um vocabulário acessível, acção que só se completa no próximo capítulo (por isso é que não conseguimos largar o livro), personagens misteriosas, poderosas ordens secretas, documentos históricos guardados a sete chaves e perigosos… Por fim, a personagem principal é um professor culto. Sabe bem ler uma história, onde o herói é alguém que salva o mundo não através das armas mas através da inteligência. Ideal para todos aqueles que acham que ler “é uma seca”.

O/A seu/sua amigo/a ou familiar não gosta que lhe “enfiem o barrete”? clip_image006Então, o livro que aconselhamos é O Espectáculo Da Vida, de Richard Dawkins. Escrito neste mesmo ano, é não só uma belíssima homenagem a Charles Darwin, “inventor” da Teoria da Evolução, como é também um “ataque bombista” a todos os radicais religiosos, que juram a pés juntos que o mundo foi construído em apenas sete dias e não em milhões de anos, como a Ciência afirma e comprova. Com efeito, farto da ascensão e poder dos “Novos Cristãos” e “Novos Muçulmanos” (e nenhum deles tem nada de “novo”…), que chegam a impor às escolas que a Teoria da Evolução não seja leccionada, Richard Dawkins, através deste livro escrito numa linguagem acessível a todos, prova A+B que a Vida no planeta Terra existe há milhões e milhões de anos e que o desenvolvimento das espécies (inclusive a do Homem) foi lenta e progressiva. Prova também que todas as espécies estão interligadas e que todos nós somos, no fundo, “primos e irmãos” uns dos outros. Desde a humilde esponja, o primeiro ser complexo que surgiu no nosso planeta, até ao Homem, tudo tem uma explicação e uma razão de ser. Em poucas palavras, a Teoria da Evolução não é mais uma teoria: é um facto cientificamente comprovado! Eis uma prenda ideal para todos os seres humanos que gostam de pensar, de raciocinar e que não gostam de ser manipulados.

3 comentários:

Ana Mendes da Silva disse...

Vou partilhar com os meus alunos:-) Gosto muito do vosso blog,nada pretensioso e sempre interessante. Parabéns.

Anónimo disse...

Obrigada pelo elogio! :)

Assinado: Sandra Costa

Lyta disse...

Escelentes sugestões...