quinta-feira, novembro 18, 2010

Toneladas De Ficção Científica Para “Downloadar”Grátis!!!

É isso mesmo: são toneladas de literatura, 33.000 obras de ficção científica para baixar à vontade, sem pagar o mais pequeno tostão, e que podem ser lidas no nosso clip_image001PC, e em diversos formatos para o nosso telemóvel. Nesta terrível época de crise mundial (e preparem-se para o ano!) não se podia desejar mais: livros grátis, oferecidos de bandeja, um vasto mundo de sonhos e “viagens à volta do nosso quarto”, que não nos ajudarão, é certo, a pagar as dívidas do mês, mas amenizarão o cansaço e o stress, por nos ajudarem a descansar o cérebro. É que a alma humana também tem fome, e a sua comida chama-se Arte e Sabedoria.

Este Pai Natal adiantado é muito generoso e chama-se Project Gutenberg (http://www.gutenberg.org/ebooks/) e foi o resultado de um grupo de carolas e editores que, juntamente com um grupo de voluntários anónimos, disponibilizaram e digitalizaram bona fide todas estas obras. Por isso, caso pensem que estão a fazer downloads ilegais, não se preocupem: estas 33.000 obras digitalizadas já não têm direitos de autor e, por isso mesmo, já são consideradas património mundial. E muitas delas vieram da famosa pulp fiction (livros e revistas que, para a época, eram considerados “literatura inferior”), publicada em magazines para adolescentes e jovens cheios de ideias visionárias e ansiosos para verem na capa uma bela mulher curvilínea a cortar ao meio polvos gigantes.

Muitas destas histórias são contos ou pequenas novelas de grandes escritores como, por exemplo, Philip K. Dick e Arthur C. Clarke. Podem ser inclusivamente um excelente material de trabalho e de apoio para os professores de Inglês, sempre que praticarem o mais que aconselhável “Contrato de Leitura”: há muito por onde escolher e, normalmente, a ficção científica (juntamente com as histórias de terror e o Género Fantástico) é geralmente muito apreciada pelos jovens.

E se pensam que as fanzines estão fora de moda, sugiro que dêem uma espreitadela ao site Saída de Emergência: o deles é grátis (chamam-se hoje e-books) e é um manjar para os olhos e para a mente. Por exemplo, podem descarregar este: http://www.saidadeemergencia.com/index.php?page=Books.BookView&book_id=420&genre=13

Fixem bem o link… e boa leitura!

Imagem retirada de:

http://bagofbeans.tsangal.org/

4 comentários:

Roberto disse...

Uau, uau, uau e UAU!!! Já coloquei este site nos meus favoritos. Fixe!

Anónimo disse...

muito bom!

Anónimo disse...

Interessante.

Anónimo disse...

Interessante.