terça-feira, novembro 23, 2010

Eco-Escola (2010) 2

A Tetra Pak lançou um desafio às escolas portuguesas com espírito natalício ecológico, sob a forma do concurso "Sim, este ano o Natal é amarelo". A ideia é que as escolas transformem o tradicional pinheiro de Natal numa árvore que tem por base a reutilização das embalagens de cartão da Tetra Pak. As seis escolas com as melhores árvores recebem prémios, e para ganhar cada estabelecimento de ensino só precisa de construir a árvore mais original, feita a partir de embalagens da Tetra Pak usadas. A árvore deve ainda ter o amarelo como cor predominante, e cada escola só pode concorrer com uma árvore.

As trezentas Eco-Escolas mais rápidas a enviarem a ficha de inscrição preenchida, seriam as escolhidas para participar no concurso. A nossa escola foi uma das seleccionadas!

Ainda antes de saber que estávamos oficialmente em concurso, e porque na nossa escola já vem sendo hábito a construção da árvore de Natal a partir de elementos reaproveitados, a professora Maria Ana César desafiou os seus alunos, das turmas A e B do 9º ano, a construir uma árvore de Natal com as características acima referidas. É neste ano de escolaridade que, na disciplina de Educação Tecnológica, os alunos são particularmente sensibilizados para os problemas ambientais e para a política dos 4rs’, embora esses conteúdos já tenham sido abordados nos sétimo e oitavos anos.

Assim sendo, cada aluno fez um projecto de árvore de Natal de acordo com as PROJECTO VENCEDOR (2)indicações supracitadas, como se pode observar nas imagens seguintes. Após reflexão, debate e votação, o projecto vencedor foi o número 15 ( ao lado) , que será composto por uma estrutura central de madeira reaproveitada e por espirais de arame revestidos por embalagens Tetra Pak, pintadas de amarelo. A decoração final irá ser feita com ramos de plátano, que circundam o espaço exterior da nossa escola.

Foi solicitada a colaboração da comunidade escolar para a recolha das embalagens, que foram posteriormente lavadas. Numa fase posterior estas têm vindo a ser preparadas para se poder início à sua pintura de amarelo.

Aqui ficam algumas imagens do que foi feito até ao momento.

.

Sem comentários: