A Tetra Pak lançou um desafio às escolas portuguesas com espírito natalício ecológico, sob a forma do concurso "Sim, este ano o Natal é amarelo". A ideia é que as escolas transformem o tradicional pinheiro de Natal numa árvore que tem por base a reutilização das embalagens de cartão da Tetra Pak. As seis escolas com as melhores árvores recebem prémios, e para ganhar cada estabelecimento de ensino só precisa de construir a árvore mais original, feita a partir de embalagens da Tetra Pak usadas. A árvore deve ainda ter o amarelo como cor predominante, e cada escola só pode concorrer com uma árvore.
As trezentas Eco-Escolas mais rápidas a enviarem a ficha de inscrição preenchida, seriam as escolhidas para participar no concurso. A nossa escola foi uma das seleccionadas!
Ainda antes de saber que estávamos oficialmente em concurso, e porque na nossa escola já vem sendo hábito a construção da árvore de Natal a partir de elementos reaproveitados, a professora Maria Ana César desafiou os seus alunos, das turmas A e B do 9º ano, a construir uma árvore de Natal com as características acima referidas. É neste ano de escolaridade que, na disciplina de Educação Tecnológica, os alunos são particularmente sensibilizados para os problemas ambientais e para a política dos 4rs’, embora esses conteúdos já tenham sido abordados nos sétimo e oitavos anos.
Assim sendo, cada aluno fez um projecto de árvore de Natal de acordo com as indicações supracitadas, como se pode observar nas imagens seguintes. Após reflexão, debate e votação, o projecto vencedor foi o número 15 ( ao lado) , que será composto por uma estrutura central de madeira reaproveitada e por espirais de arame revestidos por embalagens Tetra Pak, pintadas de amarelo. A decoração final irá ser feita com ramos de plátano, que circundam o espaço exterior da nossa escola.
Foi solicitada a colaboração da comunidade escolar para a recolha das embalagens, que foram posteriormente lavadas. Numa fase posterior estas têm vindo a ser preparadas para se poder início à sua pintura de amarelo.
Aqui ficam algumas imagens do que foi feito até ao momento.
Sem comentários:
Enviar um comentário