quinta-feira, fevereiro 02, 2012

Adquirir livros sem pagar um tostão!

clip_image001

Em setembro do ano passado, dedicámos um texto a essa nova invenção do futuro, que são os livros digitais, e, pelos vistos, deve ser um dos posts mais lidos do nosso blogue, pois aparece em destaque na pesquisa do Google (podem lê-lo aqui ). Com efeito, mencionámos as imensas vantagens de apostarmos no suporte digital, embora também sejamos de opinião de que os livros físicos, por várias razões, não irão desaparecer completamente. Desta vez, iremos mencionar mais uma vantagem: o facto de muitas obras da grande literatura mundial serem… completamente grátis.clip_image002

Para quem não faz a menor ideia, o termo Domínio Público refere-se a algo que pertence a todos os seres humanos deste planeta. O quadro Mona Lisa pode ser um exemplo perfeito daquilo que estamos a afirmar: embora seja propriedade do museu Louvre, já não pode ser adquirido por nenhum cliente particular e, caso o seja, é obrigatório que a obra esteja exposta aos olhos de todos. Com os livros, é exatamente a mesma coisa. Passados cerca de 70 anos após a morte do escritor – e este tempo varia de país em país – os livros e poemas deste autor em particular passam a ser tesouro mundial. Por isso mesmo, não é ilegal fazermos downloads de génios como, por exemplo, Jane Austen, Charles Dickens, Machado de Assis, Homero, Cervantes ou Eça de Queirós.

Não sabemos quem é que está por detrás da equipa do site Many Books (aqui está o link) mas de uma coisa temos a certeza absoluta: deve haver alguém ali que seja português, descendente de portugueses ou então alguém que perceba imenso de cultura portuguesa. É que a nossa literatura está estupendamente representada neste espaço digital! Não falta nada: desde Florbela Espanca até Sá de Miranda; desde Cesário Verde até Camilo Pessanha; desde o Menina e Moça de Bernardim Ribeiro até Antero de Quental; desde Fernando Pessoa até Mário de Sá Carneiro; desde António Botto até Eça de Queirós… Enfim, procurem e maravilhem-se.

clip_image003Mas o que eu mais gosto neste site – para além da imensa e riquíssima escolha – é o facto de o formato destes livros digitais abranger praticamente todos os estilos. Podemos descarregá-los em pdf, ficheiro word, android, kindle, etc. Ou seja, nem sequer precisamos de nos darmos à maçada de convertermos o ficheiro, a equipa do ManyBooks até essa papinha já nos fez.

Em suma: nunca foi tão fácil e tão acessível ter acesso à literatura mundial sem termos que pagar o mais pequeno tostão. A partir de agora, todo o estudante português com dois dedos de testa poupará imenso dinheiro, se apostar nas edições digitais, em vez de comprar os livros. Afinal, o que interessa é o conteúdo, o resto é ensinado pelo professor.

Uma vez que eu já tenho um kindle, não me falta leitura: graças à ManyBooks já descarreguei (e li!) obras incontornáveis como, por exemplo, A Origem das Espécies de Charles Darwin ou A Ilíada, de Homero. Só há um pequeno inconveniente: muitas destas edições (excetuando as de língua portuguesa) encontram-se em Inglês. Afinal, a culpa não é nossa, se (para não variar) o mercado português não aposta no futuro.

É esquisito, não é?, termos uma estante gigantesca de livros na nossa mala ou bolso…

Imagens retiradas de: 1  ,   2    e     3

Anúncio do Kindle, Um presente para leitores

Sem comentários: