sexta-feira, fevereiro 24, 2012

Orlando Ribeiro, um nome a não esquecer

 

clip_image002

Faz este ano 101 anos que o mais famoso e mais brilhante geógrafo português nasceu. Chamava-se Orlando clip_image004Ribeiro e mudou para sempre a forma como Portugal olhava para esse grande mar de conhecimentos que é a Geografia. Com efeito, antigamente este ramo da Ciência era “ensinado” aos bocadinhos, aqui e ali, enchouriçado em disciplinas como Ciências Naturais, Teologia, Literatura, Biologia, Estudo dos Fósseis, etc. Não existia propriamente um ramo de Saber exclusivamente dedicado à Geografia. Foi Orlando Ribeiro um dos primeiros grandes portugueses a dedicar a vida ao seu estudo. Para isso, percorreu o país, as ilhas e as colónias do império português de lés a lés, com o intuito de estudar, registar, fotografar, avaliar e ensinar a formação do território e os costumes de cada nação. O seu livro mais famoso – e ainda estudado – chama-se Portugal, O Mediterrâneo e o Atlântico, uma verdadeira pérola de um Portugal já quase desaparecido.

clip_image006 Para que os alunos conhecessem melhor a importância deste grande mestre, o professor João Carlos Garcia, da Faculdade de Letras da Univ. do Porto, deu uma palestra na biblioteca dedicada a Orlando Ribeiro (Orlando Ribeiro: Ciência e Humanismo), sua obra, os seus mestres e o seu legado. Esta sessão foi da responsabilidade dos docentes Manuel Baiôa e Elisabete Cardoso, do departamento de Ciências Socias e Humanas.

Aprendemos bastante. Por exemplo, descobrimos que Orlando Ribeiro não foi apenas um excelente clip_image008geógrafo, foi também um excelente fotógrafo; descobrimos que o seu método de estudo era levado ao mais absoluto rigor e fanaticamente registado através da sua inseparável Laika e dos seus cadernos escritos e desenhados a letra miudinha; descobrimos que o seu grande mestre foi o brilhante Leite de Vasconcelos, e que é graças a Orlando Ribeiro que quase todo o seu espólio foi publicado e arquivado; descobrimos que outra das suas paixões era a música, especialmente a clássica; e, por fim, descobrimos que, ao longo da sua vida, revelou mais de 10.000 fotografias, carinhosamente preservadas e guardadas numa biblioteca com o seu nome.

Para aguçar o apetite, e ajudar os alunos a visualizar o seu percurso como geógrafo e cidadão português, foram também visionados alguns momentos do ótimo documentário Orlando Ribeiro, Itinerâncias de um Geógrafo, que pode ser visionado por inteiro neste link, pertencente à estação de televisão RTP.

A biblioteca agradece a presença do professor João Carlos Garcia e o empenho dos docentes Manuel Baiôa e Elisabete Cardoso. Aguarda-se provavelmente a repetição de mais uma sessão, pois há turmas dos 12ºs anos que já manifestaram o desejo de quererem saber mais da vida e da obra de Orlando Ribeiro. No entanto, enquanto esperamos por um possível bis, podem já consultar este site, exclusivamente dedicado ao espólio e estudo deste grande geógrafo.

Fotografia de Orlando Ribeiro (exposição):

 

Imagem do documentário retirada daqui .

Sem comentários: